Atividade da disciplina de Introdução a Psicologia da Saúde (ministrada pelo Prof. Douglas Casarotto)

13 votos

A clínica ampliada é um das mais audaciosas estratégias relativas à manutenção e prevenção da saúde pública.

Tenta conciliar e agregar os conhecimentos de cada área de forma harmoniosa dentro da equipe, para que cada usuário tenha um plano terapêutico suficientemente eficaz para suas demandas, que variam do biológico ao psicológico, algumas vezes passando pelo social também.
Tal dinâmica de equipe se faz necessária no momento em que as queixas do usuário não se resumem somente ao que ele traz para os profissionais do local ao qual ele se dirige.

Assim sendo, as reuniões de equipe não são somente utilizadas para a resolução de problemas internos, mas também para a procura de soluções acerca dos casos considerados complexos o suficiente para a utilização de mais de um profissional em um mesmo caso.

Alguns casos tendem a ter muita relação com o meio em o individuo vive, de forma que o leve a vários tipos de adoecimento, que podem ter causa física, psíquica e química. Desta maneira técnicas terapêuticas são utilizadas na tentativa de diminuição do mal-estar do sujeito em seu meio, podem ser práticas alternativas individuais ou coletivas. Que de alguma forma consigam fazer alguma modificação em suas vidas.

O texto aborda a prática da clinica ampliada compartilhada com um maior foco na saúde do trabalhador, mas para um melhor entendimento foi preferível uma generalização de tais práticas de forma que fossem compreendidas pelos leitores, que não necessariamente terão conhecimento sobre o assunto abordado.

Tais práticas são como uma reinvenção da clinica em todos os sentidos, que a principio são um grande desafio em conseguirem ser aplicadas, pois os currículos dos cursos de ensino superior nas áreas da saúde aqui no Brasil tendem a formarem profissionais para agirem individualmente em suas praticas, preferencialmente no âmbito particular.