PROJETO SUSTENTAR

13 votos

Assessoria Estadual de Humanização, realizou no dia 21 de dezembro de 2012 o encerramento do estagio extracurricular do projeto SUStentar/2012, reunindo no auditório do Hospital Geral de Roraima os 30 estagiários que atuaram nas Unidades de Saúde: Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMINSN), Hospital Geral de Roraima/Pronto Atendimento Dr. Airton Rocha (HGR/PAAR) e Policlínica Cosme e Silva (PCS).

O evento contou também com a presença de Wagner Costa, criador do Projeto SUSTENTAR e o Diretor Geral da Policlínica Cosme e Silva.

Durante o encontro os estagiários fizeram a avaliação do estagio, ressaltando as experiências adquiridas, os pontos fortes e fracos do projeto e sugestões de melhoria para as próximas turmas.

Muitas foram as colocações feitas pelos estagiários, Inajara Cícera de Souza, acadêmica do 4º  semestre Curso de Psicologia da Faculdades Cathedral, que atuou na HMINSN fala que a experiência vivenciada durante o projeto sustentar  foi de grande aprendizagem,” presenciei sorrisos, amores, choros, gritos, dores de perdas inesperadas e pessoas que muitas vezes  só precisavam falar e  alguém para escutar.”

Claudia Rayane de Carvalho, acadêmica do 4ª semente de enfermagem UERR, estagiária na Policlínica Cosme e Silva, relata as atividades realizadas, dizendo que “a experiência extraídas do projeto terão um peso significante na minha formação acadêmica, pois aprendi bastante em cada atividade desenvolvida e percebi o quanto é importante acolher as necessidades de cada pessoas que chega a unidade.

A estagiaria do 7º semestre do curso de enfermagem da UERR, que atuou na Pronto Atendimento do Hospital Geral de Roraima- HGR Ana Paula Menezes Ioris, diz a experiência como única, “experiência que levarei para o resto da vida, como uma oportunidade única para o futuro profissional. Conviver com o hospital e fazer parte dele, conhecer os profissionais e os pacientes com certeza me fez ser hoje uma pessoa muito melhor e uma acadêmica mais apaixonada pelo que faz. Deixei de ser apenas uma usuária que já precisou no hospital e uma estudante somente da teoria, mas alguém que pode, por um tempo pequeno, vivenciar, respirar realidade de um grande hospital como o HGR”.

A Assessora de Humanização da PCS, Renée Porto, que coordenou o projeto na Unidade, avalia como sendo primordial para processo de humanização e acolhimento na Unidade, “O estagiários ajudaram a fortalecer o vinculo entre a unidade e o usuário, acolhendo, ouvindo e orientando nossos pacientes e familiares aos serviços e fazendo educação em saúde, ações que contribuíram amplamente na qualidade dos serviços prestados pela unidade”.

Na roda de encerramento, os estagiários deram várias contribuições para ampliação e fortalecimento do projeto, entre elas, maior divulgação nas unidades e no meio acadêmico, ampliação das ações e atividades dos estagiários, encontros mais frequentes com coordenação do projeto para discussão dos problemas, proposições de melhoria e sugestões de organização dos serviços nas unidades, entre outras questões que serão consideradas para as próximas turmas, previstas para iniciar em final de fevereiro de 2013.

O projeto existe desde 2010 e já passaram por este mais de 80 estagiários, acadêmicos de diversos cursos instituições de ensino superior de Roraima.

Acreditamos que o projeto muito tem a contribuir para a formação dos futuros profissionais, que atuaram no SUS Roraima, sensibiliza-os ainda na formação, através de experiências práticas, da necessidade de humanização dos serviços como um todo. E que cada profissional deve dar sua contribuição para a construção de um SUS que todos queremos.