1ª Turma de Residentes Multiprofissionais se forma no IPPMG/UFRJ

12 votos

 

Escrevendo mais um capítulo em sua história, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ) realizou no dia 31 de janeiro a formatura da primeira turma de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Criança e do Adolescente. A Solenidade foi realizada no Salão nobre do IPPMG e contou com a presença de familiares, preceptores, professores e diretores da unidade.

Residentes de cinco categorias profissionais diferentes: Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social, Enfermagem e Nutrição, concluíram o programa de residência multiprofissional e receberam o certificado de conclusão em um clima de muita emoção.

O programa de residência multiprofissional tem duração de dois anos e foi estruturado com ênfase na educação em serviço. Ao longo deste período as residentes tiveram a oportunidade de desenvolver competências nos diferentes campos relacionados a saúde da criança e do adolescente, vivenciando as rotinas de atendimento em um Hospital Pediátrico Universitário de referência.

Por ser a primeira turma, estas residentes foram pioneiras e enfrentaram diversos desafios, pois o desenvolvimento de práticas multiprofissionais não é algo simples e muito menos fácil. Felizmente a integração entre as diferentes categorias profissionais foi facilitada pela receptividade dos profissionais do IPPMG, pelo apoio institucional e principalmente pelo esforço pessoal de cada uma das formandas. Ao final da cerimônia houve um momento de confraternização onde ficou evidente que todo o esforço para a afirmação das práticas multiprofissionais deve ser cada vez mais estimulado não só no IPPMG, mas em todo o SUS.