DIA 18 DE MAIO – DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL:

14 votos

“SE NÃO NOS DEIXAM SONHAR, NÃO OS DEIXAREMOS DORMIR”

Resistência é o tema acolhido para afirmar a nossa importância, a nossa humanidade e nossa liberdade. Resistir para afirmar a autonomia.
Apresentamos aqui os dois mil e treze motivos para aceitar o irresistível convite ao Dezoito de Maio, nosso “louco encanto”.
“Por uma sociedade sem manicômios” é o sonho no horizonte que nos faz caminhar na construção cotidiana da utopia em seus 26 anos de prática e vivências. Reinventar a existência para interditar a produção da morte manicomial significa resistir ao conservadorismo e à mercantilização da vida. Viver a arte com outros fazeres para “reflorestar os desertos do mundo e da alma”. (…) Destaca-se nesse enredo a canção que diz que resistir à violência compulsória, aquela que impede as escolhas e cerceia a liberdade, é mais uma vez o convite à invenção de outros modos de existência e nos instiga a uma acuidade fina para perceber o som que vem das ruas, das chamadas cracolândias e escutar os dizeres das “quebradas” de uma cidade que insiste em fazer caber todas as esperanças e o direito à vida. “Uma cidade será sempre o oposto do deserto.” ( extrato do texto ” SE NÃO NOS DEIXAM SONHAR, NÃO OS DEIXAREMOS DORMIR” – FÓRUM MINEIRO DE SAÚDE MENTAL)