A Psicologia no Modelo Atual de Atenção em Saúde Mental!

13 votos

   A partir do Artigo "A Psicologia no Modelo Atual de Atenção em Saúde Mental" de Juliana Cantele, Doriam Arpini e Adriane Roso da Universsidade Federal de Santa Maria – UFSM, falarei sobre alguns aspectos da atuação do psicólogo e da equipe de saúde mental principalmente em CAPS.

Os Centros de Atenção Psicossocial(CAPS) é um espaço de atuação do psicólogo; serviço esse que deve oferecer um cuidado mais humanizado, tratando a saúde e a cidadania como um direito de todos os sujeitos com algum sofrimento.

Desse modo os CAPS devem ser substitutivos ao modelo hospitalocêntrico, que promova uma inserção social, garantindo os direitos de cidadania dos pacientes. Esse espaço deve também contribuir para reabilitação social dos portadores de sofrimentos mentais, incluindo em seu campo de intervenção a esfera do trabalho, a do direito, a da moralidade, a do lazer e a da cultura. Importante ainda nesse serviço o fortalecimento dos laços familiares e comunitários através do convívio social.

o grande desafio para todos os integrantes da equipe multiprofissional não é só conhecer a sua função, mas também, conseguir valorizar e reconhecer o papel do outro como essencial para se obter uma visão ampliada dos fenômenos; aproveitar essa relação  horizontal da equipe para engrandecimento dos valores dos profissionais do serviço.

Nesse ambiente de trabalho o psicólogo deve buscar adaptar suas ferramentas teórico e práticas de trabalho visando reintegração e a ressocialização dos usuários através de um cuidado contínuo.

Contudo, considera-se a crescente necessidade da atuação do psicólogo nos serviços públicos de saúde, possibilitando novos formas de repensar o atendimento á saúde mental atual, de forma que supra as demandas dos usuários sempre vendo o sujeito como Integral ( Bio-psico-socail e espiritual).

Referência:

CANTELE, J., ARPINI, D. M., ROSO, A., A Psicologia no Modelo Atual de Atenção em Saúde Mental. Revista: Psicologia Ciência e profissão. n° 4, 2012.