Oficina Humanização do cuidado em saúde. Encontro Regional Rede Unida

10 votos

Esta postagem está sendo realizada durante a oficina de Humanização no Encontro Regional da Rede Unida. Na cidade de Campo Grande MS no dia 23/07/2013, com o apoio das facilitadoras Luciane Lima e Jacinta.

Início da atividade com apresentação dos participantes (Nome, experiência com a Humanização e local de atuação). Durante as apresentações os participantes levantaram temas importantes, que incluem:

"O processo de humanização associado com o processo de educação permanente.”

Acolhimento do paciente.”

“Atender as necessidades do paciente.”

“ Figura do acolhedor na unidade de saúde da cidade de São Gabriel do Oeste.”

“Humanização do servidor.”

“Participação do VER-SUS: contato direto com a população.”

“Formação com enfoque na Política de Humanização.”

“Não restringir a humanização apenas ao nível primário da atenção.”

“Parceria com a comunidade.”

“Envolver o paciente através da humanização.”

“Lançamento da Política: 2003. Partindo de uma visão geral da saúde.”

Início das atividades de análise e reformulação das diretrizes da PNH em 06 pequenos grupos, divididos aleatoriamente

Resultados:

Grupo 1 – Ambiência (ambiente que proporcione mobilidade, bem estar, privacidade e acolhimento do paciente e ao profissional). COmo fazer: Mudança do ambiente físico, acolhimento, mudança das condutas dos profissionais, escutar o paciente, interdisciplinaridade, multiprofissionalidade.
Sempre há algum ponto crítico nas unidades. Temos que fazer parte de todo o processo

Grupo 2 – Direito dos Usuários
Como intervir de modo que promova mudanças?Muitos usuários não sabem quais são os direitos e deveres. Precisa se da educação em saúde, através dos funcionários em todos os momentos. Acolhimento pelos funcionários e autonomia do usuário sobre a sua saúde. Disponibilizar uma cópia da Carta dos Direitos do Usuário da Saúde. 
Políticas Transversais.
 

Grupo 3 – Gestão Participatica
Co-gestão: É a  base que vai formular todas as ações em saúde. Irão basear os passos para o projeto de intervenção. Há necessidade de dividir as responsabilidades, sendo ajudado, avitando carregar as atividades sozinho.
Juntamente com sua equipe, analisar a situação do serviço, elencando o problema para a futura intervenção. Como fazer? Roda de conversa (promovendo pactuações), participação ativa dos usuários, capacitação da gestão.
" Uma equipe amadurecida constrói a sua própria autonomia…"

Grupo 4 – Valorização do Trabalhador (Profissiona desvalorizado, formação do profissional sem a PNH, e formação fragmentada). O acolhimento e tratamento pleno e eficiente, depende da satisfação do funcionário. Como fazer? Através do conhecimento das políticas; Se cuidar antes de cuidar do outro; Trabalho Multidisciplinar facilita e valoriza o trabalho. Reorganização da burocracia (pois muitas vezes impede o funcionamento do serviço); Condições de trabalho (ambientais) adequadas são fundamentais.

Grupo 5 – Clínica Ampliada e Compartilhada
É uma ferramenta do PNH, serve para entendermos o processo saúde doença, voltado para a face do usuário. Podemos acionar a clínica ampliada para entender a singularidade so paciente, tratanto o como um todo. É composta por equipe multidisciplinar. Como fazer? Avaliar o paciente (anamnese e escuta qualificada), iscutir com a equipe o que pode ser feito; co-responsabilização dos usuários;  Trabalho de acordo com o nível de cuidado. A clínica ampliada envolve escolha.

Grupo 6 – Acolhimento
Diante das vulnerabilidades do paciente, devemos tratá-lo de forma intergral, estabelecendo relação de confiança e vínculo. Como fazer? Iniciar ensinando na graduação (saber o que é e qual a sua imprtância) e além da teoria, colocar em prática o aprendizado. Desenvolver seu trabalho com amor e dedicação, que se inicia ao escolhermos um curso na área da saúde. Optar pela escuta qualificada e realizar a classificação de risco.

Finalizando a oficina, os participantes relataram a vivência. Grande parte conseguiu associar a teoria aplicada com  prática. Reforçar o termo acolhimento fez a diferença para aquisição de novos conhecimentos e atitudes na maneira de prestar serviços. "Aprendizado e Motivação".

A troca de experiências foi enriquecedora.