1ª Oficina de Participação Social e Planejamento local de Saúdeda Estratégia de Saúde da Família da Gameleira -Campo do Brito-SE

14 votos

Hoje dia 02 de Agosto completa um ano que faço parte da Equipe da Estratégia de Saúde da Família  da Gameleira, então tive a idéia de comemorar  oferecendo uma Oficina  para minha comunidade,onde a Escuta seria nossa principal ferramenta.

Ainda que prevista em lei, a participação da população não está incorporada em nosso cotidiano de assistência à saúde e sua importância,muitas vezes, foge da percepção da maioria dos profissionais de saúde e da própria comunidade. Acredito que a ESF se constitui em uma estratégia de reforma do sistema de saúde, tendo em vista que o programa aponta para mudanças,de saúde, nas práticas assistenciais e no processo mesmo de participação popular.A participação social é um ponto chave a ser trabalhado na equipe de saúde da família, considerando os avanços necessários para favorecer os princípios da integralidade, universalidade e eqüidade.

Durante essa experiência vivenciada pude constatar que a principal mudança a ser efetuada em nossa prática é a de enfocar os usuários não como objetos de ação, mas como sujeitos politicos inseridos em um contexto, cercado de necessidades e possuidores de conhecimentos que lhe possibilitam contribuir para melhoria dos serviços.

O envolvimento e a integração com a comunidade rompem uma barreira, que há muito tempo existe, entre usuários e serviços de saúde. Quando, rompem-se as barreiras que impedem a interação, abrindo-se um caminho para a troca mútua, contínua e integral.

Deixo essa música de Ciranda da Vida :https://palcomp3.com/cirandasdavida/eu-quero-saude/