Biblioteca Itinerante Hospital Tereza Ramos em Lages SC

10 votos

dscn3120.jpg

IVANA APARECIDA MORCHE DE SOUZA

TEMA: Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, coordenará a  implantação da biblioteca itinerante no Hospital Tereza Ramos em Lages SC.

OBJETIVOS

GERAL
Diagnosticar como está sendo o processo de implantação e aceitação dos pacientes e dos servidores referente à biblioteca itinerante e como será a organização do cervo no Hospital Tereza Ramos.

 

ESPECIFICO
• Contagiar servidores, gestores e pacientes do hospital com os princípios e as diretrizes da humanização;
• Fortalecer iniciativas de humanização existentes;
• Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e planejamento de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão;
• Aprimorar e informatizar o acervo da biblioteca para consultas e estudos; proporcionando aos os funcionários melhores condições de aperfeiçoamento  em seu trabalho;
• Promover o dia do acervo amigo com doações da população e editoras diversas.

INTRODUÇÃO

O trabalho de implantação da biblioteca itinerante, como condição de possibilidade das práticas humanizada, e também como plano a partir do qual se torna possível sustentar o trabalho de profissionais, equipes e corresponsáveis entre pacientes, servidores e gestores na distribuição de livros, revistas, dicionários, literatura, ficção entre outros.
É certo que a humanização é importante no ambiente hospitalar, apresenta vantagens, tanto aos pacientes que se sentem melhores, quanto aos servidores que trabalham em ambientes mais agradáveis e com menor nível de estresse. É só conhecendo as necessidades e expectativas dos usuários que será possível proporcionarem-lhe um ambiente capaz de supri-las e superá-las, tornando-o mais próximo de sua natureza, de seus sentimentos.

dscn3119.jpg

METODOLOGIA DE PESQUISA

• Tipo de Estudo
Para atingir os objetivos a pesquisa será classificada como: descritiva e exploratória, bibliográfica, documental, quanti e qualitativa, pois possibilita o conhecimento do fenômeno como um todo, ou seja, uma investigação ampla do cotidiano, permitindo conhecer, neste caso, o que realmente os servidores e pacientes sabem e pensam acerca da biblioteca itinerante e o acervo do hospital.
• Delimitação da Pesquisa
Toda quinta-feira será distribuído para leitura aos pacientes diversos opções de livros e revistas, e aos servidores ficará a disposição na biblioteca livros, revistas, jornais, entre outros, e um computador para futuras consultas.
A condição de ser leitor, na maioria das vezes, determina a posição do individuo na sociedade, então cabe ao Estado, Escola, Biblioteca, Professor e outras instâncias sociais, estimular práticas sociais comprometidas com a democratização da leitura.