A Saúde Mental e a Universidade

14 votos

Por Márcio Di Pietro
Acadêmico de Jornalismo do CEULP/ULBRA.

 

helen-marten.jpg

Foto: https://highlike.org/helen-marten/

No decorrer da história, as manifestações contrárias ao poder político e aos costumes eram fáceis de ser julgadas e punidas. Afinal, as regras foram feitas pela sociedade, que também estabelecia formas para exigir respeito. Mas, as transgressões individuais causadas por atitudes fora dos padrões comportamentais, considerados normais, provocavam medo e desconfiança e eram tratadas como loucura, bruxaria, satanismo, enfim anormalidades.

A sociedade evoluiu e com os avanços do conhecimento e da tecnologia é possível chegar mais próximo do ser humano, com maior clareza e precisão para analisar e entender seu comportamento sem medo ou superstição. A Psicologia busca compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano. Embora existam diversas áreas e linhas de atuação, a Psicologia busca o conhecimento e o desenvolvimento humano, individualmente ou em grupo.

Nesta entrevista ao portal (En)Cena, o psicólogo César Gustavo Moraes Ramos fala sobre Saúde Mental e o papel da Universidade na formação profissional.

Nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 33 anos, formado em Psicologia e mestre em Ciências Criminais pela PUC do Rio Grande do Sul, César mora no Tocantins desde 2009, quando assumiu a Coordenação do Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra. 

Para ler a entrevista completa, clique aqui.