OUTUBRO ROSA – DSEI RIO TAPAJÓS

1 voto

SEMANA ROSA – DSEI RIO TAPAJÓS       

O Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Rio Tapajós, através da Divisão de Atenção a Saúde Indígena – DIASI, definiu a programação da “Semana Rosa” em adesão a “Campanha do Outubro Rosa”, visando orientar as mulheres indígenas e colaboradoras, quanto à importância da prevenção do Câncer de Mama.
Não consta registro de mortalidade por câncer de mama na população indígena do DSEI Rio Tapajós, mesmo assim se faz necessária a conscientização da população feminina indígena em diagnosticar a doença o mais cedo possível, antes que, seja comprovada a doença em estágios tardios e de difícil reversão de cura. O Câncer de mama é considerado relativamente raro antes dos 35 anos de idade na população do sexo feminino, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
Devido ao movimento da segunda campanha mundial contra o câncer de mama, o DSEI Rio Tapajós não poderia ficar de fora, por isso elaborou um planejamento em ações de saúde voltado para mulher indígena, em comemoração a “Semana Rosa”, remetendo o nome à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.
De acordo com a normatização da campanha nacional da “Campanha Outubro Rosa”, o DSEI Rio Tapajós irá intensificar as ações de educação em saúde durante a “Semana Rosa” no Distrito, por meio de orientações e conscientização das mulheres indígenas e colaboradoras no âmbito do Distrito para que façam o autoexame da mama, sendo fundamental para descobrir a doença no inicio, e no intuito de estimular a população feminina em procurar auxilio dos profissionais de saúde responsáveis pelos polos base e Casais o mais cedo possível, principalmente quando se tratar de casos com fatores de risco e alterações na mama, a fim de que seja encaminhada o mais rápido possível para avaliação médica. 
A mobilização da “Semana Rosa“ no DSEI vem para divulgar sobre a importância dos exames anual para diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo considerado o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. O objetivo do movimento no território do DSEI é informar sobre a importância do cuidado, por meio do exame clínico das mamas, principalmente quando houver fatores de risco e exame da mamografia se houve alguma alteração, possibilitando o diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama.
A programação da “Semana Rosa” no DSEI Rio Tapajós será desenvolvida em todas as UBS dos polos Base e CASAIS. As ações do movimento começam no dia 26 de outubro de 2013 e se estenderá até o dia 31 de outubro de 2013.
Dentro a “semana Rosa”, foi eleito o dia 31/10/13 sendo ”DIA ROSA”, para que todos os colaboradores de saúde indígena do DSEI (Sede, Polos Base e CASAIS) usem alguma peça do vestuário na cor rosa, laços de fitas (como adorno de roupa) e ou fitas no pulso para simbolizar a campanha, assim como também deverão atender a programação do “DIA ROSA” estabelecida pela DIASI/DSEI.

Olhe, sinta e perceba o que é normal para suas mamas.
Em caso de alterações, procure um profissional de saúde imediatamente.
Cuide Agora, Cuide Sempre!