I Mostra de Gestantes da Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba

15 votos

I Mostra de Gestantes da Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba

Paula Giovana Kleber e Samantha Peixoto.

Joaçaba – SC

Diretrizes e dispositivos relacionados ao trabalho: Acolhimento; Fomento das grupalidades, coletivos e redes; Projeto terapêutico singular e projeto de saúde coletiva.

A gestação é um acontecimento complexo, visto que é caracterizado como um período de transição do desenvolvimento da personalidade da mulher, com mudanças sociais, físicas e emocionais. Neste momento da concepção é que se inicia a relação mãe-bebê. Muitos dos problemas psicológicos que acometem atualmente a sociedade têm sua origem no útero materno, nas experiências vivenciadas pelo feto e emoções transmitidas do meio externo pela mãe.
Para promover saúde e evitar doenças, torna-se necessário um acompanhamento qualificado do pré-natal gerando na mãe autoconfiança, segurança, maturidade, valorização da maternidade e preparação para o parto; no feto, fortalecimento e segurança em relação ao desenvolvimento e nascimento, bem como um sistema ágil de referência hospitalar, humanização no atendimento, ambiência, boas práticas, acolhimento, sendo estes os grandes determinantes dos indicadores de saúde relacionados à mãe e ao bebê que tem o potencial de diminuir as principais causas de mortalidade materna e neonatal.
Esta mostra tem como finalidade transformar o trabalho com as gestantes acompanhadas na Secretaria de Saúde de Joaçaba em um grupo mais participativo para troca de experiências, no intuito de contribuir para que a gestação e os primeiros anos de vida destes bebês sejam baseados em segurança e afetividade, bem como aproximar a equipe multidisciplinar das unidades de saúde facilitando assim, a continuidade da atenção e assistência nos próximos anos de vida.
O objetivo geral é proporcionar às gestantes, através da mostra fotográfica, um momento de reflexão a respeito das mudanças nesta fase, inseguranças e anseios.
As gestantes do município realizam o pré-natal nas oito Estratégias de Saúde da Família e estas participam de um curso de gestantes que acontece uma vez por semana na Secretaria de Saúde.
Foi proposta à estas mulheres uma exposição fotográfica com uso de imagem e depoimento, onde foi explicado o objetivo da mostra, solicitando a participação voluntária para a realização das fotos e contribuindo ainda com citações pessoais da importância do pré-natal. Tivemos 100% de aceitação. Todas assinaram um termo de consentimento, autorizando a divulgação de seu relato e foto em lugares públicos do município.
A partir disto, a sessão de fotos foi agendada, com um fotógrafo profissional em um estúdio preparado exclusivamente para esta atividade, com o apoio de um salão de beleza e uma maquiadora.
Esta mostra foi de grande valia, despertando a curiosidade das gestantes participantes, aumentando as suas preocupações em relação à saúde, o bem estar do bebê e contribuindo para que o olhar de ser mãe vá muito além de apenas fazer o seu pré-natal. Em suma, trouxe como inspiração à Secretaria de Saúde a realização de novos projetos na atenção básica a fim de melhorar a humanização e o acolhimento nos serviços de saúde, suprindo as necessidades das Estratégias Saúde da Família.