Participe do “Seminário 10 anos da PNH”

22 votos

10_anos_pnh.png

 

A Rede HumanizaSUS vai transmitir o Seminário 10 anos da Política Nacional de Humanização no próximo dia 28 de novembro, quinta-feira, a partir das 09h.

Para acompanhar a transmissão e participar do evento, basta acessar a Sala de Eventos da Rede HumanizaSUS. Os editores da RHS vão monitorar o chat para garantir a participação dos internautas que desejarem enviar perguntas e comentários ao longo da programação. 

O evento vai contar  com a análise do Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde Helvécio Miranda, sobre a PNH nas Redes de Atenção  à Saúde e debate entre todos os gestores da PNH desde o seu início durante a Ágora dos 10 anos: a gestão da PNH e seu projeto ético-estético-político na máquina de Estado.

O que gestores, trabalhadores e usuários mostram do SUS que dá certo será tema de outro momento do Seminário, quando apoiadores da PNH vão debater as diferentes realidades da humanização do SUS pelo Brasil, com base nas avaliações realizadas durante o Concurso Cultural Somos Parte do SUS que dá certo.

Os 30 finalistas do Concurso Cultural Somos Parte do SUS que dá certo são convidados para o Seminário, e serão divulgadas as 10 experiências de humanização do SUS que vão fazer parte do novo vídeo institucional da PNH. Duas experiências de cada região brasileira foram selecionadas dentre as mais de 280 inscritas. Espera-se que elas possam fomentar novos modos de fazer saúde, com base nos princípios do SUS, considerando as especificidades locais e regionais.  "É preciso dar visibilidade às boas práticas, discuti-las, e apresentar ao SUS novas ferramentas de trabalho que auxiliem na melhoria do acesso dos usuários ao SUS de qualidade”, afirmou o coordenador da PNH Gustavo Nunes de Oliveira.

Também estão previstos o lançamento de novas ferramentas para auxiliar a humanização do SUS, tais como o monitoramento online das ações, via Rede HumanizaSUS,  dois novos volumes do Cadernos HumanizaSUS, sobre Saúde Mental e Parto Humanizado e a Semana Nacional de Humanização 2014. Gestores da Organização Panamericana da Saúde, do Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Nacional de Saúde e PNH também estarão presentes.
A transmissão online vai ter início às 9h, horário de Brasília.

Serviço
Seminário 10 anos da Política Nacional de Humanização
28 de novembro em Brasília – DF
Transmissão online a partir das 9h, horário de Brasília,  pela Sala de Eventos da Rede HumanizaSUS www.redehumanizasus.net

Sobre a Política Nacional de Humanização
A Política Nacional de Humanização completa, em 2013, 10 anos de atuação no Sistema Único de Saúde. Sua proposta é alterar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS  e contribuam para suas melhorias.  Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional[2], o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional às Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais, Coletivos e  Regionais , além da  formação de gestores, trabalhadores e usuários.
Acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a PNH e se materializam nos serviços de saúde por meio de  diferentes dispositivos para se melhorar o trabalho em saúde: Acolhimento com classificação de risco (que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS), colegiados gestores (que democratizam as decisões), garantia de visita aberta e direito ao acompanhante, projetos de ambiência que contam com a experiência cotidiana dos trabalhadores para as reformas da infraestrutura do serviço de saúde, entre outros.