I SEMINÁRIO TEMÁTICO DA PNH NO SUS PI: ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NAS PRÁTICAS DE ATENÇÃO E GESTÃO

16 votos

A qualificação das práticas de atenção e gestão saúde tem sido um dos desafios para o SUS. Cuidar do repensamento dos processos de trabalho e das atitudes que envolvem os encontros nos territórios da saúde, implica uma permanente reflexão crítica e formação de redes coletivas na construção do SUS que queremos, de qualidade, humanizado e resolutivo.
Os Seminários Temáticos foram uma estratégia desenhada pelo Comitê Estadual de Humanização do PI juntamente com a consultora da Política Nacional de Humanização – PNH visando aprofundar as discussões em torno das diretrizes e dispositivos priorizados pelo Estado e Município de Teresina a serem implantados e implementados na rede de atenção e gestão em saúde. Outro objetivo é o de criar redes entre gestores, trabalhadores e usuários no SUS estadual e municipal com a discussão de estratégias comuns. Eles estão inseridos no planejamento estratégico de implementação da PNH no Estado do PI.
O primeiro seminário temático ocorreu no dia 17 de junho no HEMOPI em Teresina com o tema: Acolhimento com Classificação de Risco, e contou com a maestria de Consultora da PNH, Marilene Wagner, em sua abordagem. Envolvendo cerca de 130 participantes entre trabalhadores e gestores do Estado do PI e municípios. Houve a participação de pessoas que vieram de Corrente, cerca de 900 km de Teresina e também de Bom Jesus, além do município de Teresina.
 
A programação contou com a discussão sobre o conceito de acolhimento , a implementação do acolhimento nas práticas de gestão e atenção em saúde, a interface com o SUS e o manejo da classificação de risco enquanto dispositivo. Os debates foram muito ricos e contribuíram para novos conhecimentos e aplicação deste dispositivo na rede de atenção e gestão do SUS-PI.
 
Annatália Gomes
Consultora PNH/PI