DIA MUNDIAL SEM CARRO

8 votos

 

A edição deste ano do Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, será marcada por debates, protestos e diversas manifestações de rua.

As ações estão sendo organizadas por um coletivo, proposto pelo Movimento Nossa São Paulo, formado por dezenas de organizações e centenas de pessoas que já se engajaram na campanha.

Mais do que estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa durante um só dia, a idéia da campanha é marcar a luta por um transporte público de qualidade, por menos poluição do ar, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias, enfim, pela mobilidade urbana.

 

No dia 21 de setembro, segunda-feira, estão previstos dois debates:

 

“O impacto da poluição sobre a saúde pública” 

O objetivo do encontro é debater as principais questões e propor soluções para diminuir a poluição e melhorar a qualidade do ar e a saúde da população nas grandes cidades brasileiras, especialmente em São Paulo.

Neste seminário será apresentado  um panorama da poluição, da qualidade do ar, e o impacto na saúde por autoridades médicas e governamentais da área. Representantes de diversos setores (combustíveis, motores, inspeção veicular, consumidores, ministério público) discutirão responsabilidades e soluções.

 

  • Mobilidade urbana – A importância de um Plano Municipal de Transportes em São Paulo”

    O objetivo principal é elaborar uma proposta para o Plano de Circulação Viária e Transportes para a cidade de São Paulo. O plano está previsto no Plano Diretor Estratégico e, pela lei, deveria estar pronto desde 2006.

    A partir do encontro, a idéia é formar uma comissão com representantes da sociedade civil para dar apoio à Prefeitura, levando propostas com foco nos ideais de cidade sustentável e incentivando a concretização do Plano.

 

Além da realização dos seminários, para o dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, estão programadas várias atividades. 

 

Para mais informações: 

www.nossasaopaulo.org.br 

www.diamundialsemcarro.ning.com

 

 

  1.