Análise do trabalho em saúde nos referenciais da humanização e do trabalho como relação de servço

0 votos

Síntese da Análise do Trabalho em saúde nos Referenciais da Humanização e do Trabalho como relação de Serviço

Esse texto refere-se a estudos sobre a Politica Nacional de Humanização, tema no qual vem despertando o interesse de estudiosos a aprofundar o tema como campo teórico-metodológico. O objetivo é mostrar que os trabalhadores são importantes em seu ambiente de trabalho, importantes no que fazem e no que eles representam dentro da sua instituição.
A Política Nacional de Educação é composta por princípios, diretrizes e dispositivos, seguidos por três princípios fundamentais o da transversalidade, da indissociabilidade e da afirmação do protagonismo e autonomia dos sujeitos. As diretrizes são os rumos a serem seguidos baseados na Política, realizados pela cogestão que incentiva a construção e o compromisso com os direitos dos usuários incentivando também a valorização dos trabalhadores. Os dispositivos são os meios que serão utilizados para colocar em prática as diretrizes pré-estabelecidas.
Esses referenciais dentro da PNH são conhecidos como método da tríplice inclusão que consiste na junção dos gestores, trabalhadores e usuários, inclusão dos trabalhadores em sua organização e fora dela socializando com as demais organizações e inclusão dos analisadores sociais onde é possível identificar as diferenças, perturbações e conflitos existentes nas relações sociais sendo possível discutir o que está se construindo errado e onde pode melhorar interferindo diretamente nas formas de se fazer saúde. Esse processo é efetivado através da estratégia de apoio institucional que consiste no incentivo e no apoio a gestão para fortalecimento do coletivo na transformação de novos sujeitos qualificados e com capacidade de intervenção.
A PNH consiste então no modo de pensar e agir de gestores, trabalhadores e usuários para que cada um com sua experiência, seu dia a dia, opiniões e reclamações possam chegar a um novo jeito de ser e fazer saúde adequando o trabalho com as condições existentes tornando esse processo de trabalho sempre em transformação. Desmistificando um modo de agir baseado em casos isolados com foco mecanizado.
No Brasil a PNH precisa ser incentivada ainda mais, pois ela reafirma o  Sistema Único de Saúde, fruto de muitas lutas realizada pela própria população em busca de um direito comum a toda sociedade. Assim a PNH busca melhor o ambiente de trabalho a partir da cogestão que visa a participação de todos no processo de transformação do trabalho tornando-o acessível e humanizado.