Paidéia e a Gestão: Indicações Metodológicos sobre Apoio. Gastão Wagner Campos

0 votos

O texto traz um conceito de Apoio Paidéia como postura metodológica, um modo complementar para a gestão, supervisão, coordenação e avaliação do trabalho em equipe.
Traz a idéia de apoio com uma maneira interativa com os trabalhadores, como uma gestão que exerce entre sujeitos com graus de diferentes de saberes e poderes. Uma interrelação dos serviços e a população externa, a reprodução ampliada da organização e com a produção cultural dos trabalhadores e usuários.
A proposta do método é trazer recursos metodológicos voltados para lidar com os sujeitos de modo interativo, reconhecendo a diferença de papeis e de conhecimento.    
Evidencia as formas democráticas de fazer o trabalho, considera a experiência, o desejo e o interesse do sujeito. O Apoio Paidéia, propõe uma forma de co-gestão, que articular interesses institucionais aos saberes dos trabalhadores e usuários.
É considerado pelo autor como um processo social e subjetivo, potencializa o agir sobre as relações nas distintas práticas sociais. É uma forma de sistematizar modos de intervir, o pensar e o agir, buscando sentido para a vida.
É um método útil de construção de políticas de movimento que propõe contaminar a política, a gestão, a pedagogia, a clínica e a saúde pública com a lógica da tríplice determinação, que mistura o poder, o saber e afeto.
Traz recursos metodológicos para o apoio, como ampliar a capacidade das pessoas lidarem com o poder, com os afetos e o conhecimento.
Lista alguns recursos para o apoio como: construir rodas, contribuir para a criação de espaços coletivos com a interação dos sujeitos, construir projetos de intervenção, abrir possibilidade de superar impasses.
Incluir relações de poder, de afeto e de saber, circulando conhecimento, também ampliar a capacidade operacional dos coletivos, que são o fim de todo e qualquer empreendimento humano.
O autor enfatiza sobre a importância de uma metodologia dialética, com trocas de ofertas externas com as do próprio o grupo.
Conclui que o apoiador só consegue apoiar quando nos autorizamos a sermos apoiados pelo grupo e um bom gestor, dirige e é dirigido, comanda e é comandado por quem trabalha.