O Agir da PNH: Movimento e Co-Gestão por dentro da Política.

25 votos

logomarca_pnh_com_diretrizes.jpg

Tantos são os desafios da Política Nacional de Humanização (PNH)!!!
São tantos e complexos quando se pensa que a Política exige movimentos que transbordariam os próprios Sujeitos responsáveis pela implementação da mesma.
Entretanto, há que se pensar a produção deste próprio Coletivo, sua forma de organização, produção de grupalidade e o sentido de produzir um projeto comum.
Estive circulando e aprendendo muito com os Coletivos Regionais, compreendendo as estratégias dentro de um Plano construído coletivamente, problematizando aspectos singulares do território e os atores que co-produzem o processo na intervenção dos Apoiadores Consultores da PNH.
Nesta dimensão, fomos aprofundando os arranjos ensaiados nos últimos seis meses … papel de Apoio do Coletivo do Núcleo Técnico (NT) e a função de Coordenação Regional, reposicionamento que exigirá reaprender ou aprofundar as formas de se produzir a Gestão da Política.
Foi-se circunscrevendo a dinâmica de que precisaríamos deixar “sofrer em nós” as nossas próprias intencionalidades que desejamos para os outros. Por um lado, o Apoio Institucional como a essência enquanto  Método de Gestão da PNH e, por outra lógica, a função dos Consultores no modo de intervir e agir com outros Coletivos nos territórios. Apoio Institucional: Método e Função.
Os Coletivos Regionais constituindo e fortalecendo o Arranjo de Gestão do Apoio Institucional a partir do NT, sendo alvo, portanto, da Função. Organizando o setting para garantir a vivência do Método de Gestão.
Completamos este debate durante estes dois meses, fazendo um giro em todos os 05 Coletivos Regionais, transitando certa grupalidade e confiança, ao mesmo tempo sentindo a força da Semana Nacional de Humanização.
Nesta perspectiva de Co-Gestão, fizemos um belo debate e ensaiamos nossa co-produção com a estrutura de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PM&A) … operando certo fluxo com as Frentes de Trabalho, as Coordenações Regionais e a articulação do Apoio NT.
Não podemos esquecer que se co-produziu e anunciamos nova relação dos Apoiadores Consultores da PNH com a Rede Humaniza SUS (RHS) no sentido de tomar as tecnologias da Rede Social RHS como objeto de trabalho dos Apoiadores Consultores.
Neste caminho ainda teremos que pensar o Método de Apoio na lógica Matricial das Frentes de Trabalho, incorporando suas especificidades como Saber que se torna objeto de trabalho no Campo e agenda no território e apropriação dos Coletivos Regionais.
Vamos sendo corajosos e honestos …
Saudações de Fabio BH e até a VITÓRIA!!!
(Coordenador da PNH)