CAPACITe-SUS

18 votos

I- Introdução

Esta intervenção foi realizada durante o Internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Foi desenvolvida pelos doutorandos Acynelly Dafne da Silva Nunes, Ana Clara Batista Azevedo e Ruan de Andrade Fernandes, do 9º período, sob coordenação da professora Ana Tania Lopes Sampaio, tutoria da professora Vilani Medeiros de Araújo Nunes, preceptoria do médico Jailton Barbosa de Oliveira e da enfermeira Maria Gracimani S. P. Trindade. Foi empreendido na Unidade Básica de Saúde da Vila São José, no município de Macaíba – Grande Natal/Rio Grande do Norte (RN).

Após um período de vivência na comunidade, onde foram desenvolvidas atividades como a realização do processo de territorialização em área adstrita à UBS da Vila São José, o desenvolvimento de uma roda de cogestão na Unidade e a experimentação do convívio com a realidade enfrentada cotidianamente pela equipe multidisciplinar de saúde da UBS, um dos principais problemas apreendidos foi a dificuldade da equipe em preencher as fichas do SIAB, o que prejudica a análise dos dados – e o consequente planejamento de ações em saúde -, além da iminência da implantação do sistema e-SUS AB CDS naquele município. Diante disso, foi escolhida como tema para intervenção a capacitação dos profissionais de saúde da UBS de Vila São José para preenchimento adequado dos novos instrumentos de coleta de dados do e-SUS AB.

A intervenção desenvolvida teve como objetivo geral facilitar o processo de transição da equipe do SIAB para o SISAB. Seus objetivos específicos foram explicitar a importância do e-SUS no aprimoramento da qualidade da assistência, identificar as dificuldades dos profissionais no preenchimento das novas fichas e auxiliar na solução dos problemas, e traçar estratégias para minimizar o tempo despendido no preenchimento das fichas.

20140425_094853.jpg

II-Metodologia

Para a capacitação dos profissionais de saúde da UBS de Vila São José para o preenchimento das fichas do e-SUS AB, inicialmente foi feita uma explanação sobre o sistema e-SUS e sua inserção no processo de reestruturação da atenção básica, seguida da apresentação de vídeos explicativos sobre como realizar o preenchimento dos novos instrumentos de coleta de dados. Em continuidade, as sete fichas da Coleta de Dados Simplificada foram distribuídas aos participantes e apresentadas na íntegra, com discussão dos campos que podem gerar dúvidas. Por fim, foi desenvolvida uma oficina para treinamento prático dos profissionais, utilizando casos clínicos fictícios.

20140425_095335.jpg

20140425_102145_resized.jpg

20140425_111715.jpg

Essas atividades de capacitação foram desenvolvidas pelos doutorandos Acynelly Dafne da Silva Nunes, Ana Clara Batista Azevedo e Ruan de Andrade Fernandes, os quais fizeram uso de projeção de slides e de vídeos e cópias das fichas do e-SUS AB.

 

III-Conclusão/resultados

O projeto de intervenção alcançou os objetivos propostos de forma integral. A capacitação dos profissionais de saúde da UBS de Vila São José para o preenchimento das fichas do e-SUS permitiu o treinamento da coleta e do registro dos dados, sendo de fundamental importância, já que a qualificação da gestão da informação é um passo fundamental para a melhoria na qualidade da assistência, pois gera subsídios para o planejamento das ações em saúde a serem desenvolvidas no território a partir de uma análise fidedigna da realidade comunitária, possibilitando individualizar a atuação da equipe sobre o processo saúde-doença daquela comunidade para maior eficácia. A execução mostrou-se um importante momento de integração da equipe e dela com os doutorandos participantes, criando um ambiente favorável à troca de conhecimentos e experiências entre os diversos profissionais, fortalecendo a atenção básica naquele território.

 

20140425_111552-1_resized.jpg