Atenção Primária é foco em conferência que vai discutir a construção de sistemas universais de saúde

16 votos

banner_aps_port.jpg

Experiência espanhola será apresentada em perspectiva aos sistemas sul-americanos

Como a atenção primária à saúde pode contribuir para a construção de sistemas universais? A pergunta é o mote da conferência proferida pelo especialista espanhol José-Manuel Freire e promovida pelo Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) no dia 13 de maio às 11 horas (GMT-3), que terá transmissão online em espanhol, inglês e português e estará disponível pelo link www.aps.isags-unasur.org.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atenção primária tem o papel de responder à maioria das necessidades de saúde e coordenar a atenção integral e o fluxo das pessoas no sistema de saúde, além de ser a estratégia mais eficiente para responder às condições de saúde do século XXI: a globalização de modos de vida pouco saudáveis, a aceleração da urbanização não planejada e o envelhecimento demográfico – que contribuem para o aumento das doenças crônicas e geram novas demandas para os serviços.

A conferência faz parte da iniciativa do ISAGS de fomentar a discussão sobre o desenvolvimento de sistemas universais de saúde na região sul-americana. Os interessados poderão participar através do envio de perguntas por e-mail ([email protected]), Twitter (@isagsunasur) ou Facebook (/isags.unasursalud).

Além da conferência

A conferência de José-Manuel Freire é o ponto de partida para o seminário ‘Abordagens de Atenção Primária à Saúde e estratégias para permanência de profissionais em zonas remotas e desfavorecidas nos países da América do Sul’, promovido pelo ISAGS entre os dias 13 e 15 de maio de 2014 com a participação de representantes dos Ministérios da Saúde das 12 nações sul-americanas. Atualmente o Instituto realiza um mapeamento da APS na região que vai gerar um livro.

 

*Fonte: Ensp/Fiocruz