Programa Academia Carioca será ampliado

10 votos

Até o final de 2015, todas as unidades de Atenção Primária contarão com aparelhos do Programa Academia Carioca, que passará a fazer parte da carteira de serviços das Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde. O anúncio foi feito pelo subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Soranz, durante o Balanço Carioca 2013/2014.

academiacarioca.jpg
“Esse é um momento de prestação de contas do que é feito na cidade. O momento de rever nossos resultados e lançar novos desafios. Por isso, a partir de hoje, o Programa Academia Carioca deixa de ser complementar e entra para a carteira de serviços de todas as unidades.

Nossa meta é colocar aparelhos em todas as unidades de saúde até o final
de 2015”, assegurou Daniel Soranz.

O evento, promovido pela Assessoria de Atividade Física da Superintendência de Promoção da Saúde, foi realizado na última
quarta-feira, dia 4, no Teatro Odylo Costa Filho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e reuniu profissionais de saúde e de Educação Física, agentes de saúde e comunitários, representantes da SMS, parceiros e, claro, os alunos do Programa Academia Carioca.

Coordenadora do Programa, Junia Cardoso ressaltou o compromisso de manter o nível de excelência no programa, mesmo com o aumento das unidades. “Isso só foi possível com a ajuda dos coordenadores e  uncionários das Caps e das unidades de saúde. Ultrapassamos nossa
meta de ampliação em 2013 graças a essa dedicação”, afirmou Junia, que homenageou professores,parceiros, usuários e representantes da SMS durante o evento.

Segundo Junia, o desafio de 2014 é ampliar para 66 mil o número de participantes do Programa Academia Carioca. Hoje, são 55 mil usuários. Para chegar ao número, o programa vai além das atividades físicas: oferece, também, atividades de supervisão indireta – quando o usuário tem autonomia para praticar as atividades sem acompanhamento direto do professor, por estar com pressão arterial e glicemia equilibrados. Essas atividades permitem que novas vagas para alunos sejam abertas – um aumento de 20% de usuários em cada unidade. O Programa está presente em 176 unidades de saúde, com atividade física orientada por profissionais de educação física integrados às equipes de saúde.