DSEI Kaiapó do Pará articula parceria com hospital para atendimento diferenciado

14 votos

 

faxada3.jpg

Compartilhando a publicação do Portal da Saúde:

Na última semana, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kaiapó do Pará firmou uma parceria com a direção do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), no município de Redenção do Pará, com o objetivo de aumentar os laços com a Rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado, devido à necessidade de uma atenção diferenciada do SUS quando recebe o indígena.

"A realidade atual, no Brasil, sobre a conscientização dos profissionais da rede SUS ainda precisa ser aperfeiçoada no que diz respeito a receber e atender o indígena que vem da aldeia com um olhar humanizado e diferenciado. Consideramos um grande avanço o Hospital Regional Público do Araguaia em receber e atender o indígena por demanda espontânea", disse a enfermeira do DSEI, Camilla Pacheco Dutra.

Ainda de acordo com a enfermeira, o distrito conseguiu pactuar com o hospital consultas de atendimento às gestantes de alto risco, realização de cultura para escarro mensais nos pacientes notificados com Tuberculose, exames de rotinas diariamente e apoio à consulta oftalmológica. "Desta forma, o DSEI em sua função de ofertar uma atenção básica qualificada e articular com os demais serviços do SUS vem se empenhando para avançar e fazer a diferença no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena", concluiu Camilla.    

Participaram da reunião, ainda, o coordenador distrital, João Paulo Ferreira; a chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), Ivan França Nunes; o assessor indígena, Bebo Kaiapó; e a apoiadora de planejamento do DSEI, Elyziane Nunes; juntamente com o diretor geral do hospital, Dr. Pedro Assis e sua equipe.

Por Graziela Oliveira

Disponível em: https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/secretaria-sesai/noticias-sesai/13392-dsei-kaiapo-do-para-articula-parceria-com-hospital-para-atendimento-diferenciado