PNH e Atenção Indígena

16 votos

indigena.jpg

Olá pessoal.

A PNH continua pautando um forte debate em torno das populações vulneráveis e estratégicas, tendo a Atenção aos Povos Indígenas como intervenção muito importante.

Construímos um desenho de articulação da Secretaria Especial de Atenção Indígena (SESAI) com a Secretaria de Atenção em Saúde (SAS) tendo a PNH como coordenadora deste processo, retomando o papel da transversalidade dentro da agenda já estabelecida.

Podemos cirscunscrever alguns objetivos que situam o nosso campo de intervenção: 1) implementação do Método Apoio Institucional dentro do projeto SESAI, qualificando a função e o processo de gestão das referências e nova relação com as Equipes de Saúde nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas(DSEI); 2) Qualificar as diretrizes de Atenção em Saúde da PNH como modelo de organização do Trabalho em Saúde junto às populações indígenas no território nacional; 3) Articulação dos Sistemas "Atenção Indígena – SUS" para garantir Acesso facilitado e qualificado das populações indígenas nos pontos de atenção e serviços nas Redes de Atenção dos municípios em todo território nacional; 4) identificar os principais agravos e produzir intervenção singular para os respectivos problemas de saúde; 5) identificar as áreas – territórios de Distritos Sanitários mais vulneráveis no território nacional, do ponto de vista de morbi-mortalidade, conflitos etc para se produzir ação singular na articulação SESAI – SAS.

Estes objetivos serão Apoiados em espaços coletivos onde a PNH fará supervisão institucional para as Referências Técnicas e Apoiadores da própria SESAI. Faremos outra lógica para dentro da SAS, continuando a articulação do Grupo Executivo composto por várias Áreas Técnicas e Temáticas da própria SAS.

A PNH participou e conduziu uma belíssima Oficina de Capacitação de novos Apoiadores contratados para a SAS, debatendo o Método de Apoio e construindo os arranjos de intervenção do Apoio Institucional nos Distritos Sanitários.

Não podemos deixar de reconhecer esta agenda como um grande desafio na perspectiva de garantir um SUS Universal e com Atenção Integral, entre outros marcos constitucionais como um política inclusiva também para os povos indígenas.

Saudações de Fábio BH e até a VITÓRIA!!! (Coordenação da PNH)