Espiritualidade e Saúde

0 votos

Espiritualidade e saúde:

 

                      O homem é produto do meio em que vive. Portanto, como querer trata-lo, desarticulando-o de suas crenças que pertencem a sua cultura?! A fé, é a força do homem, em "um Deus" que se apresenta através de sua religião, portanto, através de sua cultura… a fé no sobrenatural, que acaba sendo, "uma estratégia de sobrevivência" para ajudá-lo a encontrar as soluções para os seus problemas. Portanto, ferramenta imprescindível, em seu processo de cura e forma de torná-lo participativo ou protagonista deste mesmo processo. A fé, é ainda, uma forma religiosa de organizar a subjetividade. " A religião popular, é um saber e uma linguagem de elaboração e expressão da dinâmica subjetiva…", portanto, mais uma vez ressaltando, parte do próprio homem.

                      Diante desta evidência, cabe cada vez mais, aos profissionais da saúde, se utilizar de toda "a bagagem" existencial, trazida pelo adoecido, no propósito de fazê-lo construir participando, do seu próprio resgate existencial, que se caracteriza como algo, muito maior que simplesmente, a cura de uma doença.

Permitir que o usuário ou sujeito adoecido, use suas próprias ferramentas, como a religião por exemplo, é aplicar a pedagogia que diz: " a fé no homem, é pressuposto do diálogo."(Freire, 1979, p.95 ).

   Assim, é possível acreditar, que a verdadeira cura ou tratamento, consiste no respeito do homem pelo homem, considerando sua própria estória.

 

                                              Dilma Barbosa, 15/07/2014.