Semana Nacional de Humanização

0 votos

     A Semana Nacional de Humanização foi vivenciada por mim através de duas mobilizações ocorridas no dia 08 de abril nos dois locais em que trabalho. Pela manhã juntamente com duas estagiárias de Psicologia realizamos uma oficina com um grupo de adultos em um Centro Especializado em Reabilitação de Maceió, na qual inicialmente debatemos sobre o que representa ser usuário do SUS, sobre a importância da Política Nacional de Humanização para o usuário e trabalhador da saúde e posteriormente trabalhamos a diretriz da defesa dos direitos do usuários através de uma roda de conversa sobre a Cartilha dos Direitos dos Usuários do SUS. Ao final construímos um painel coletivo com alguns direitos contidos na cartilha e o expomos durante toda a Semana de Humanização no Centro Especializado em Reabilitação.
     Neste mesmo dia, à tarde realizamos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) uma oficina nos mesmos moldes que o trabalho realizado pela manhã em uma Associação Comunitária com a equipe de profissionais do NASF e Equipes de Saúde da Família. Estavam presentes representação das seguintes categorias: Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, estagiárias de Nutrição e Psicologia e a comunidade ( adultos, idosos e adolescentes).
    Considerei esses dois momentos muito ricos, principalmente pela reflexão deixada em cada participante. Ao longo do dia ouvimos muitos depoimentos, mas o que mais me marcou veio de uma senhora que ao final do painel dos direitos dos usuários do SUS construído por todos nós, falou enfaticamente: “As pessoas têm que saber disso! Como vamos exigir nossos direitos se a gente nem sabia deles?” Essa inquietação e a vontade de compartilhar o aprendizado com outras pessoas deixou a certeza de que não sabemos como e nem quando virão os frutos, mas seguramente que disparar movimentos de mudança e empoderamento, vale muito a pena!