TRABALHO E REDES DE SAÚDE

14 votos

No processo de trabalho em saúde, tem-se ressaltado que as organizações de saúde devem ser espaços de produção de bens e serviços para os usuários, assim como espaços de valorização do potencial incentivo dos diversos atores desses serviços: gestores, trabalhadores e usuários. Promover saúde no local de trabalho é aprimorar a capacidade de compreender e analisar o trabalho de forma a fazer circular a palavra, e assim criando espaços para debates coletivos.

A esse novo tipo de relação, de encontro e de diálogo crítico entre os saberes formais das disciplinas acadêmicas e os saberes produzidos e desenvolvidos no cotidiano de trabalho, deu-se o nome de Comunidade Ampliada de Pesquisa, que compreende um grupo de multiplicadores constituído por consultores, apoiadores, pesquisadores e trabalhadores locais.

Esses profissionais de saúde vivênciam um diálogo produtivo com diferentes saberes, disciplinas e práticas. Esses espaços de conversa tem sido cada vez mais desejados, visto que é impossível cuidar da saúde sem considerar as situações pelas quais passamos ou as formas como nós organizamos para lidar com as experiências que nós adoecem.