Relatos de Saúde. Doe vida!

14 votos

fullsizerender_2.jpg

Talitha Veneroso de Assis é Assessora da Subsecretaria de Inovação e Logística em Saúde de Minas Gerais e tem uma história de superação e gratidão por pessoas anônimas que superaram a dor da morte de um ente querido e permitiram que ela tivesse o direito á vida.

Nossa colega da Saúde teve o diagnóstico de diabetes melitus tipo 1 aos 18 anos. Mesmo fazendo um grande esforço para manter a saúde, ela tinha várias crises de hipoglicemia, que por muitas vezes a levavam à inconsciência.

Em 2013, Talitha teve um problema renal grave, também secundário ao diabetes, que a levou à hemodiálise. Logo que começou o tratamento, a assessora foi informada sobre a necessidade do transplante duplo de pâncreas e rim.

Quase um ano se passou até que ela estivesse inscrita e ativa na fila. Em setembro de 2014, nossa colega finalmente passou pelo transplante duplo, que foi realizado pela equipe do Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte, e desde então Talita não precisa mais das sessões de hemodiálise nem das injeções de insulina.

E essa história de superação só é possível porque um dia, uma pessoa informou aos seus familiares o seu desejo de ser um doador de órgãos, e a uma família que mesmo num momento delicado foi capaz de superar a dor da perda e permitir a doação.

"O meu doador e sua família promoveram uma nova chance de vida a pelo menos 4 pessoas, num ato sublime de total desprendimento e muito amor ao próximo. Não consigo nem descrever a minha felicidade e a minha gratidão a estas pessoas que nem conheço", diz Talitha emocionada e agradecida.