ACESSIBILIDADE EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA CIDADE DE TRÊS RIOS – CENTRO SUL FLUMINENSE: Rede de Cuidados em pauta.

12 votos

Com objetivo de identificar as condições de acessibilidade de pessoas com deficiência (PcD) nos serviços oferecidos à comunidade em Unidades Básicas de Saúde – UBS, com vistas no diagnóstico situacional para implantação da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, no âmbito do Sistema Único de Saúde. 

Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da proposição de objetos de pesquisa de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, cujo orientador Prof. Dr. Wiliam Machado, junto aos mestrandos elaborou instrumento de coleta de dados tipo autoaplicativo, baseado nos parâmetros de acessibilidade da NBR 9050/2004 ABNT. 

Elementos como rota horizontal acessível interna e externa, rota vertical acessível, acesso à recepção, acesso aos consultórios, aos banheiros masculino e feminino, existência de sinalização em Braile, profissionais habilitados para comunicação através da Libras, entre outros aspectos determinantes para acesso de cadeirantes, muletistas, cegos, surdos, entre outras pessoas, foram criteriosamente checados na presença os gestores municipais de 29 UBS. 

A experiência serve para instrumentar e nortear futuros estudos e investigações acadêmicas de estudantes dos Programas de Graduação e Pós-Graduação da área de saúde, docentes e pesquisadores interessados na temática, além de de extrema importância para que gestores públicos humanizem serviços e atendimentos da Atenção Básica, incluindo efetivamente os usuários com algum tipo de deficiência. Uma questão de cidadania. 

Seus resultados contribuíram para ampliar a compreensão dos estudantes acerca do objeto de estudo que definiram para suas pesquisas de mestrado, possibilitando maior objetividade na busca de material bibliográfico para consubstanciar seus discursos, fortalecendo seus argumentos ao apresentar e defender seus avanços no desenvolvimento dos projetos de pesquisa, e, sobretudo, fortalecendo a consciência cidadã sobre direitos de inclusão das PcD. 

Wiliam Machado