XIII Colóquio de Psicopatologia e Saúde Pública do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública NUPSI-USP

12 votos

Drogas e Saúde Pública Hoje

A utilização abusiva de álcool e drogas e as políticas nacionais e regionais para lidar com essa questão são assuntos de importância internacional que interrogam a relação da saúde com a sociedade em que vivemos. Em 2015, o NUPSI-USP (Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas em Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública da USP) em parceria com a SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas), com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com a PNH (Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde) tem a alegria de convidar a todos para o XIII Colóquio de Psicopatologia e Saúde Pública que abordará esse tema candente que é de imensa complexidade para a Saúde Pública contemporânea. O que significa o conceito de dependência química? O que dizer das políticas sobre drogas que vêm sendo implementadas em Portugal e outros países? Como está a situação do crack no Brasil? Que experiências de trabalho com usuários de drogas e com seus familiares estão sendo realizadas e com quais resultados? O que dizer da relação entre as drogas e a população privada de liberdade? Quais são as potências e fragilidades da assistência em rede em todos esses casos? Essas são algumas das questões que serão debatidas em nosso reiterado compromisso de trazer para a academia temas fundamentais para a psicopatologia contemporânea no contexto da Saúde Pública.

Datas: 08 e 09 de maio de 2015

Local: Auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Av. Dr. Arnaldo, 715  – São Paulo  SP
ORGANIZAÇÃO:   Profa. Cleusa Pavan, Prof. Dr. David Calderoni, Prof. Dr. Guilherme Peres Messas e Profa. Maria Lúcia de Moraes Borges Calderoni

INSCRIÇÕES GRATUITAS PELO SITE www.psicopatologia.psc.br, PELOs TELS. (11) 5053-4657 / 5052-7967 OU PELO E-MAIL [email protected] .
VAGAS LIMITADAS
Outras Informações:

2ª a 6ª feira, das 13h às 17h
(11) 5052-7967 ou (11) 5053-4657
www. psicopatologia.psc.br
[email protected]

Parceria NUPSI-USP, PNH-MS e FCMSCSP – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
 

Programa

6ª feira –  08 de maio de 2015

19h a 19h30 – Mesa de Abertura

Alberto Olavo Advincula Reis: psicólogo e psicanalista, docente do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública NUPSI-USP

David Calderoni: psicólogo e psicanalista, docente do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública NUPSI-USP

Guilherme Messas: Psiquiatra, Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Coordenador da Especialização em Psicopatologia Fenomenológica.

Cleusa Pavan: psicanalista, docente do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública NUPSI-USP, consultora da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

19h30 às 22h30 – Mesa 1: Drogas hoje: experiências de políticas públicas no Brasil e em Portugal 

Leon Garcia: A política brasileira de álcool e drogas

Diretor de Articulação e Coordenação de Políticas sobre Drogas da SENAD

Anselmo Clemente: Em terras de além-mar: Política Sobre Drogas e a Experiência de Portugal

Especialista em Saúde da Família; Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo; Doutorando em Psicologia Clínica do núcleo de subjetividade da PUC/SP, Consultor da PNH-MS

Myres Cavalcanti: De Braços Abertos: uma mudança de olhar sobre o viver na rua.

Médica sanitarista, Coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, da Secretaria Municipal da Saúde

Mediador: David Calderoni, psicanalista, docente do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública NUPSI-USP

Sábado, 09 de maio de 2015

9h às 11h – Mesa 2: O crack na realidade brasileira

Jessé Souza: A sociologia do crack
Professor Titular de Ciência Política da UFF (Universidade Federal Fluminense) e co-coordenador geral do centro de pesquisas Habitus e Inovação.

Guilherme Messas: Os fundamentos psicopatológicos do poliusuário de drogas nas cracolândias brasileiras. 

Tadeu de Paula: O Papel da Atenção Básica na Articulação do Cuidado de Usuários de Crack

Doutor em Saúde Coletiva (Unicamp), Professor da UFMA, Consultor da PNH-MS

Mediador: Ricardo Amaral

 

11h às 11h30 – Intervalo

11h30 as 13h30 – Mesa 3: Experiências concretas de cuidado a populações usuárias de álcool e outras drogas, familiares e comunidades.

André Negrão, Daniel Fernando Fischer Lomonaco e Bruno Miralha Nocko: Experiências de inclusão dos familiares frente a problemática das drogas ilícitas na atualidade.

André Negrão, Psiquiatra, professor nos cursos de especialização em álcool e drogas do GREA/HCFMUSP e do NUPSI-USP, colaborador de projetos de pesquisa na área de drogas na USP e UNIFESP e, supervisor no atendimento de familiares em contato com a problemática das drogas.

Daniel Fernando Fischer Lomonaco, Psicólogo formado pela PUC. Trabalha com o tema das drogas diretamente com os usuários e familiares ligados a Comunidades Terapêuticas, Serviço de acolhimento especializado na região central de São Paulo, CREAS Osasco e serviços ligados ao Governo do Estado de SP.

Bruno Miralha Nocko, Psicólogo, Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Articulador e Membro do Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos da Cidade de São Paulo. Trabalhou em diversos serviços da rede de assistência na região da Cracolândia e é um dos responsáveis pela implementação de um Projeto Piloto voltado a Famílias de Usuários de Substâncias Psicoativas pelo Governo do Estado de São Paulo.

Luana da Silveira: Maternidade e drogas: mitos, violações e defesa de direitos.

Psicóloga, doutora em psicologia social- UERJ, docente UFF/ Campos dos Goytacazes, consultora da PNH/ MS

Mediadora: Maria Angela Santa Cruz, psicanalista e analista institucional, docente do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública NUPSI-USP, coordenadora da Clínica Psicológica do Sedes Sapientiae.

13h30 as 15h30 – intervalo para Almoço.

15h30 as 17h30 – Mesa 4: Drogas e populações privadas de liberdade.

Quirino Cordeiro Junior: Uso de drogas e população carcerária. 
Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

César Gustavo Moraes Ramos: Do cárcere como dispositivo da Guerra às Drogas.
Psicólogo Mestre em Ciências Criminais PUCRS. Consultor PNH/MS, articular do Projeto Redes/SENAD/MJ, professor CEULP/ULBRA).

Tânia Kolker: Drogas, novas institucionalizações e violações de direitos.

Psicanalista, militante dos direitos humanos.

Mediador: Pedro Ivo Yan, mestre em Psicologia pela UNESP, consultor da PNH-MS.

17h30 as 18h – Encerramento do evento.