A importância da Inclusão Digital para os Agentes Comunitários

0 votos

images.jpg

Olá a todos!

Como diz o título, hoje trarei uma discussão sobre a importância da inclusão digital no processo de aprendizagem dos profissionais de saúde, em especial os Agentes Comunitários. Mas claro que tal proposta também se aplica aos demais profissionais da saúde e aos próprios usuários dos serviços.

Como vemos, atualmente, os avanços tecnológicos transformaram o cotidiano da população de uma forma positiva, como por exemplo, a facilidade que temos hoje de nos comunicarmos e de buscarmos informações utilizando estas tecnologias, as chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Falemos um pouco dos Agentes Comunitários. Eles têm o papel de aproximar a sociedade dos serviços de saúde e vice-versa, de facilitar o contato e atuação dos profissionais de saúde das Equipes de Saúde da Família com a comunidade, e de promover a educação e a mobilização comunitária com o intuito de promover o controle social e informar as pessoas. Estas são algumas das atribuições desses profissionais que têm um grande papel no cuidado da Atenção Básica. Essas atribuições demandam uma capacitação do ACS, a necessidade de aprendizado e o conhecimento prévio de informações sobre a saúde.

Com tudo isso, vemos o quão importante é a educação permanente em saúde, pois ela é necessária para que o profissional possa atuar da melhor forma possível.
Então, nós temos as TICs e temos a necessidade de aprender, de buscar conhecimentos, por parte dos profissionais, logo, podemos utilizar as TICs para fornecer conhecimentos aos profissionais de saúde por meio do Ensino a Distância (EaD), não como o principal meio de oferta de ensino e de formação profissional, mas como uma modalidade adicional.

Mas a tecnologia não é acessível a todos, já que nem todos podem desfrutar dos benefícios de sua utilização para a obtenção do conhecimento, e nem de sua participação no processo de ensino a distância proposto.

É ai que encontramos a importância da Inclusão Digital, que amplia o acesso das tecnologias àqueles que atualmente não o tem, permitindo que utilizem destas tecnologias em seu processo de busca de conhecimento, melhorando o processo de educação permanente.

Logo, tendo a oportunidade, os profissionais de saúde, bem como os usuários terão acesso ao ensino a distância e a possibilidade da aquisição informações por iniciativa própria.

Mas nem todos os ACS tem o acesso a essas tecnologias, não somente eles, mas também diversos outros profissionais e usuários, mas a tendência é que, com a criação de projetos como o de Inclusão Digital dos Agentes Comunitários de Saúde (segue em anexo um texto sobre o assunto), esses profissionais em especifico tenham toda autonomia de utilizar as tecnologias para buscar as informações,que são importantes para a sua capacitação e aprimoramento de sua atuação profissional!

Então, podemos ver que as TICs fazem parte do dia-a-dia dos profissionais e dos usuários, trazendo benefícios ao processo de educação permanente, sendo a base do ensino a distância, e que é imprescindível a garantia do acesso a todos essas tecnologias.

Obrigado a todos pela atenção!