Arteterapia: a arte em favor da saúde mental

14 votos

Por Jéssica Rodrigues Lima
Acadêmica de Jornalismo do CEULP/ULBRA

A Arteterapia é um método terapêutico utilizado em diversas organizações na área da Saúde, Educação e Comunidade. A Associação Brasileira de Arteterapia a define como “um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente-profissional. Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde”. Para isso, utiliza as linguagens plástica, sonora, dramática, corporal e literária, envolvendo as técnicas de desenho, pintura, modelagem, construções, sonorização, música, dança, drama e poesia.

A terapia através da arte tem sido utilizada em diferentes especialidades, como treinamento empresarial; psico-profilaxia e reabilitação psicopedagógica; arte-reabilitação física e mental; reabilitação psico-social; projetos comunitários de educação para saúde e em consultório e clínicas especializadas com doenças degenerativas; deficiências físicas e mentais; psicoterapias individuais e de grupo, entre outras especialidades.

nova-imagem-2_13.png

A Reforma Psiquiátrica vem permitindo práticas humanizadas no tratamento de portadores de transtorno mental. A Arteterapia é uma dessas práticas, que pode ser coadjuvante no tratamento, servindo como instrumento de intervenção voltada ao enfrentamento e à diminuição do sofrimento psíquico. Um caminho para o sujeito perceber as possibilidades de expressão, construção e reconstrução de suas dificuldades de se relacionar com o mundo e consigo mesmo.

 

Clique aqui e leia o texto completo no Portal (En)Cena: A Saúde Mental em Movimento.