Apoio Institucional

13 votos

formac3a7c3a3o-de-facilitadores.jpg
  Como proposta de inovação das práticas de gestão temos o apoio institucional.Os objetivos do Apoio Institucional estão em geral relacionados com a transformação dos processos de trabalho e das relações exercidas entre os sujeitos envolvidos.
  O Apoio Institucional para a qualificação da gestão em saúde tem que ser pensado a partir do princípio da cogestão que pressupõe um modo de agir mais dialogado por parte da organização que intenta projetos de mudança, buscando construir relações e ações que valorizem o princípio da autonomia dos sujeitos e dos coletivos sobre suas próprias realidades e problemas. O Apoio Institucional possibilita uma melhor organização das práticas e maior apropriação dos trabalhadores em relação ao seu fazer cotidiano, os arranjos de Apoio contribuem na perspectiva de transformar os modelos de gestão hierarquizados em modelos mais horizontalizados. Esses resultados se sustentam em processos de Educação Permanente, e nesse contexto, a Educação Permanente apresenta-se como a principal ferramenta do Apoiador, tanto para promover ampliação da capacidade de reflexão e de análise dos coletivos, quanto para tornar possível a sua própria formação no cotidiano do seu processo de trabalho. A Educação Permanente também é  a principal estratégia utilizada pelos Apoiadores para estimular mudanças de práticas na gestão e no cuidado em saúde.

Referência: Experiências de apoio institucional no SUS: da teoria à prática /Letícia de Moraes Falleiro, organizadora. – 1. ed. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2014.