Gestão da Clínica e Clínica Ampliada

16 votos

download_0.jpg

Gestão da Clínica é  a aplicação de tecnologias de microgestão dos serviços de saúde com a finalidade de assegurar padrões clínicos ótimos, de aumentar a eficiência, de diminuir os riscos para os usuários e para os profissionais, de prestar serviços efetivos e de melhorar a qualidade da atenção à saúde       Fonte: Mendes (2005)

A Clínica Ampliada enfoca o sujeito, a doença, a família e o contexto social, tendo como objetivo produzir saúde e aumentar a autonomia do sujeito, da família e da comunidade na resolução de seus problemas. Para isso, utiliza a integração da equipe multiprofissional.

Ambas apresentam um conjunto de características e propostas comuns: (1) propõem um atendimento individualizado, realizado por equipe multiprofissional e interdisciplinar, através de um projeto terapêutico personalizado; (2) enfatizam que este plano de intervenção deve ser construído a partir da interação entre o saber técnico (advindo da literatura científica e do conhecimento do profissional de saúde) e o saber popular dos pacientes, considerando seus desejos e preferências. As duas abordagens teórico metodológicas estão baseadas nos mesmos pilares da gestão da qualidade.

Link da referência: https://www.saude.sp.gov.br/resources/humanizacao/biblioteca/dissertacoes-e-teses/dissertacao_-_gestao_da_clinica_e_clinica_ampliada_-fiocruz_2008.pdf