Conferência de Saúde 2015: Vivendo a Democracia no SUS do Médio Vale do Itajaí Indaial SC

13 votos

img_20150617_085101660.jpg

De quatro em quatro anos deve acontecer a Conferência Nacional de Saúde, após a realização das Conferências estaduais e municipais, onde são apontados os rumos para aperfeiçoamento do SUS.

Em Indaial foi realizada em 17 junho de 2015, no Auditório Leonardo da Vinci, Uniasselvi, durante o dia todo a Conferência Municipal de Saúde de Indaial.

Porém, antes deste momento, houve toda uma mobilização em pré-conferências regionais de Saúde. De 22 a 28 de maio ocorreram cinco pré-conferências regionais de Saúde. E, como já mencionamos, essa foi a primeira etapa para a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Indaial, o evento de saúde mais importante do município, que aconteceu neste 17 de junho. Toda a comunidade foi convidada a participar das pré-conferências e também da etapa municipal.

A relação das pré-conferências:

– 22 de maio (sexta-feira): 14h, no Salão da Igreja São Francisco – rua 25 de Janeiro, Carijós (população Carijós e Mulde);
– 25 de maio (segunda-feira): 18h, no Sais – rua Leoberto Leal, 155, Tapajós (população Cohab/Estados, Nações, Sol, Centro);
– 27 de maio (quarta-feira): 9h, na quadra próxima à Unidade de Saúde Encano do Norte – rua Cruz Alta (população Encano do Norte e Benedito);
– 28 de maio (quinta-feira): 9h, na Unidade de Saúde Rio Morto – Avenida Brasil, 2266 (população Rio Morto, João Paulo II, Estradinha e Arapongas);
– 28 de maio (quinta-feira): 18h, na Unidade de Saúde Tapajós – rua Paramaribo, 26 (população Estrada das Areias, Warnow, Tapajós e Encano Baixo).

Os objetivos dessa conferência foi discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, universalidade e da equidade; discutir a situação de saúde da população; analisar o resultado das ações e serviços prestados pela Secretaria de Saúde e aprovar diretrizes para as políticas de saúde.

img_20150617_091445849.jpg

Nas conferências, reuniram-se os representantes da sociedade, que são os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), do governo, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviços, parlamentares e outros para avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos municípios, estados e país.

É importante ressaltar que hoje as principais políticas públicas de saúde em vigor foram fundamentadas e construídas a partir de debates e discussões realizados nas últimas Conferências Nacionais de Saúde. Nesse contexto é que se reuniram todos aqueles que acreditam e que lutam por um país onde impere a justiça social, a democracia e a participação popular na definição das políticas públicas.

Tivemos uma participação em torno de 280 participantes (entre usuários, profissionais de saúde e prestadores de serviços).

A abertura iniciou com a fala de autoridades e leitura do regimento interno, e seguiu-se com uma palestra com o Dr Marco Da Ross. Na parte da tarde ocorrem a discussão de propostas para melhorias na saúde em eixos temáticos.

marcao_indaial.jpg

Foi um momento único de controle social no município. Foram colocadas várias propostas de melhorias no SUS, umas a nível de Município, outras a nível de Estado e União.
Agora aguardaremos a etapa Estadual.