Gestão, Trabalho e Saúde

19 votos

                                       img5432802b024c2.jpg

O texto de Rosana Teresa e Gastão Wagner trás um debate que pelo visto e discutido em sala de aula juntamente com o professor é tão atual quanto imaginamos. gestor e administrador quem sai na frente em relação a sua significância? Como um todo gerir e administrar não é uma tarefa fácil quando colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos na faculdade.
Mas e quando relacionamos essas profissões com a saúde? No SUS o gestor está no controle, ou seja, não somente controla e  planeja. O administrador fica com a parte de executar aquilo que foi elaborado, planejado. Esse pelo menos é uma opinião pessoal o meu ponto de vista.
Percebe-se que o trabalho que essas profissões desempenham é de grande importância onde o trabalho em si deve ser levado em conta. Crescemos com uma cultura de capitalismo, somos extremamente dependentes desse sistema, sistema que visa o lucro onde o dinheiro é o objetivo do ser humano, muitos trabalham com aquilo que não gostam somente para poder final do mês tirar um extrato no bando e ver aquele monte de números com suas várias casas decimais.
O processo de e do trabalho é muito complicado, temos até uma disciplina na faculdade que foca somente nesses processos, principalmente o trabalho em saúde. O trabalho focado na área da saúde se difere, pois estamos mexendo com vidas e a vida não tem preço, estranho falar que a vida não tem preço, sendo que tudo que fazemos nela tem o preço, tudo tem seu preço e nele é que o sistema da voltas, num ciclo vicioso, crescemos, entramos numa faculdade, passamos num concurso público e morremos. Li em algum lugar essa frase, que basicamente essa é a vida de quem mora em Brasília, a capital do emprego justo, dos políticos honestos e de tempo constantemente chuvoso.