Varre Vila em exposição na Galeria Olido em SP

10 votos

“Na periferia até a poesia tem de ser forte” (J.W.P)

Aconteceu no dia 21 de março o lançamento do livro “Se Essa Vila Fosse Minha”, em SP, na Galeria Olido. O livro é resultado de encontros! Encontramos essa definição logo nas primeiras páginas… e muitas histórias de vida nas próximas 150 🙂

                                    

Uma exposição diferenciada que está nesse local por dois meses, para quem quiser visitar. As fotos são tocantes, e o relato de Aragão que fala com orgulho daquela comunidade, onde ninguém lá é carente, mas protagonista de sua história. 

          

“A arte que nasce e vai além do lixo”, essa transformação da comunidade foi registrada por três fotógrafos, um designer italiano e um cineasta. O lixo se acumulava nas ruas das Vilas Santa Inês e Nossa Senhora Aparecida, quando moradoras procuraram por Aragão, educador inspirado pela obra de Paulo Freire, que mesmo encontrando barreirar e dificuldades, continuava arquitetando um arranjo num misto de “gincana e mutirão” (p.16), que envolveu mais de 600 pessoas… mudanças de hábitos, horários para descartar o lixo, containers para recolher o lixo, coletadores da comunidade, empoderando para que cada morador fosse “agente de transformação” (p.17). Aquele ambiente se transformou através da cidadania, e os muros, fachadas coloridas, arte em grafite, tomou conta das ruas do bairro, que criou saídas coletivas com os moradores. 

Estavam presentes no lançamento os protagonistas das comunidades do Varre Vila, e os organizadores do livro.

     

                          

                          

O projeto Varre Vila 2 está presente na União de Vila Nova, em São Miguel Paulista, ambas na zona leste de SP e o Varre Vila 3 no Itaim Paulista. 

                          

                          

 

Saiba mais:

 

 

Aqui a página do Varre Vila no FB: https://www.facebook.com/varrevila/?fref=ts