Walfredo Gurgel lança Programa de Qualidade 5S na sexta-feira (5)

4 votos

 

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) lança, na sexta-feira (5), a partir das 9h, no auditório, o Programa de Qualidade 5S para a Unidade de Produção do Laboratório. O papel do 5S é facilitar a prática de conceitos e ferramentas para a qualidade, ou seja, cuidar dos ambientes, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas. A implantação do 5S faz parte da conclusão da primeira fase do Projeto de Consultoria Interna em Desenvolvimento Gerencial que visa qualificar melhor equipes e gestores, principalmente nos setores críticos, fazendo uso de um módulo de gestão baseado em indicadores e metas.  

As ações (que vem sendo discutidas há cinco semanas) estão sendo implantadas em outras oito unidades de produção (Direção, Serviço Social, Enfermagem, Núcleo Interno de Regulação (NIR), Administrativo, Farmácia, Faturamento e Divisão de Pessoas) e estão divididas em três temas principais: “Entendendo o Sentido do Trabalho”, “Arrumando a Casa” e “Atingindo Metas”. Outro objetivo do Projeto é proporcionar a todos os servidores, uma maior compreensão do real significado da missão da maior unidade de Saúde Pública do RN, além de estimular o exercício da liderança e do comprometimento.

A chefe do laboratório, Magaly Cristina Bezerra Câmara, aposta na iniciativa e tem boas expectativas quanto a adoção dos preceitos conduzidos por Job. “Quando a gente se organiza melhor, o ambiente também fica melhor de trabalhar e as pessoas ficam mais a vontade”, afirma.

Lidyane Miranda é bioquímica do laboratório e será a responsável em tocar o Projeto no laboratório, após o lançamento no próximo dia 5. Ela também está entusiasmada com a possibilidade de elevar o padrão de trabalho do setor. “Vamos trabalhar para que o laboratório melhore tanto no campo profissional, quanto no pessoal. Queremos que os funcionários abracem esse Projeto”, diz.   

Para o assessor técnico de qualidade do HMWG responsável pelo Projeto, Denis Job, é preciso aperfeiçoar os processos internos e fazer com que as equipes compreendam melhor seu trabalho e a importância dele. “As pessoas irão perceber que sempre há espaço para melhorias no serviço público, independente de recursos ou fatores externos”, afirma.

Ainda segundo Job, a meta para a concretização de todas as três etapas – em todas as nove unidades de produção – é de dois anos. Ao final de todo o processo, a intenção é que estejam efetivados no Walfredo Gurgel: colegiados de gestão em setores críticos, melhorias nos processos e na resolutividade (atendendo as expectativas da população), além da implantação de metas setoriais (de acordo com o trabalho desenvolvido).

Para outras informações: Assessoria de Imprensa 3232-7619