O que 2017 espera de nós?

6 votos

          O ano de 2016 deixou muitas marcas em nossa memória. Tais feridas, que ainda cicatrizam, deram-se em função das múltiplas pedras que foram impostas ao nosso caminho. Sejam elas na forma de desastres ou de acidentes, sejam elas representadas pelos nossos embates existenciais, por exemplo. Entretanto, mesmo carregando as marcas, deixadas pelo ano de 2016, e não sabendo da totalidade do que nos aguarda em 2017, é imprescindível a adoção de uma postura otimista diante dos acontecimentos que estão por vir.

        Para adotarmos tal postura positiva, diante do desconhecido, não basta apenas querermos adotá-la, é preciso que tenhamos empenho e perseverança para alcançá-la. Tal realidade se impõe, visto que o nosso posicionamento, diante da vida, é definido por múltiplos fatores. Um desses fatores diz respeito ao que consumimos diariamente em nossas refeições, por exemplo. Se não nos alimentarmos de maneira correta, não teremos energia suficiente para trabalhar, para estudar ou para desempenhar as mais diversas atividades do cotidiano. O que escrevo representa algo básico que, não raro, negligenciamos. Frequentemente, “pulamos” nossas refeições, em função da correria do cotidiano, mas queremos que nosso corpo responda a todos os comandos que emitirmos.

            Quando desrespeitamos o nosso corpo, não perdemos apenas saúde física, mas também saúde mental. Outro fator, que ajudará a definir como será a nossa postura diante dos acontecimentos que virão, é representado pelos conteúdos e pelas informações que consumimos no cotidiano. Diariamente, por exemplo, somos bombardeados por notícias sobre a crise na educação, crise na saúde e crise na economia. Diante dessas notícias desanimadoras, precisamos saber filtrar as informações que recebemos. Isso porque, se ficarmos de peito aberto, no meio desse bombardeio, corremos o risco de adoecermos. Claro que não podemos nos esconder da realidade, mas também não precisamos deixar com que tal realidade nos destrua.

             Para que possamos, portanto, adotar uma postura otimista perante o ano de 2017, precisamos dar ao nosso corpo e a nossa mente condições para que eles possam trabalhar a nosso favor. Ainda que, novamente, venhamos a enfrentar tempos difíceis, faz-se necessário que tenhamos empenho e perseverança para não baixar a cabeça diante dos empecilhos do cotidiano. Além disso, é imprescindível que, mesmo diante das mais duras mazelas da vida, saibamos lançar o nosso mais belo sorriso.