Conferências Macrorregionais em Saúde da Mulher

7 votos

O Governo do Piaui através da Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho Estadual de Saúde dará início, no mês de maio, as Conferência Macrorregionais em Saúde da Mulher em diversos municípios do estado.  As conferências serão um espaço privilegiado para debater questões importantes sobre a saúde da mulher, na perspectiva de ampliar a sua autonomia e empoderamento na sociedade.

Compartilho matéria sobre o assunto divulgada pela Assessoria de Comunicação da SESAPI

 

Secretaria e Conselho Estadual de Saúde realizam conferências em maio

Por Assessoria de Comunicação SESAPI – [email protected]

A Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho Estadual de Saúde irão promover as conferências macrorregionais em Saúde da Mulher e Vigilância em Saúde, no período de 02 a 20 de maio. O evento tem o objetivo discutir o acesso da população aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os encontros acontecem nas cidades de Parnaíba (dias 02 e 03), Picos (04 e 05), Floriano (11 e 12), Bom Jesus (16 e 17) e Teresina (19 e 20). Nessas etapas macrorregionais serão eleitos 144 delegados em Parnaíba, 96 em Picos, 68 em Floriano, 28 em Bom Jesus e 144 em Teresina para participarem da etapa estadual que acontece de 19 a 22 de junho na capital.

Para as macrorregionais, os municípios devem convocar uma plenária ampliada para eleger os delegados representantes de cada conferência nos quantitativos de quatro para municípios de até 20 mil habitantes, oito para os que possuam entre 20 e 50 mil habitantes, 28 para municípios com população entre 50 mil e 100 mil pessoas, 48 para população entre 100 mil e 200 mil e 60 delegados para cidades acima de 200 mil habitantes.

“As conferências de saúde servem para nortear os planos de ação e políticas públicas da saúde, levando em consideração as demandas da população nessa área. Precisamos que as pessoas conheçam os investimentos e programas realizados pelo SUS e defendam o SUS enquanto direito conquistado”, disse Teófilo Cavalcante, presidente do Conselho Estadual de Saúde.

Durante o evento serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual que acontece de 19 a 22 de junho em Teresina, ocasião em que serão escolhidos os delegados que participarão da Nacional que acontecerá em agosto (Saúde da Mulher) e em novembro (Vigilância em Saúde).

As conferências terão a participação de conselheiros municipais, secretários municipais de saúde, técnicos, trabalhadores e gestores de serviços de saúde e a sociedade civil. 

Por Samara Augusta