Educação Popular e Saúde – EdPopSUS

5 votos

Olá pessoal, 

Venho compartilhar com voces um vídeo fresquinho de um curso de formacão em Educacão Popular em Saúde, realizado pelo Ministério da Saúde, juntamente com a com a Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ). Em São Carlos tivemos a parceria da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de São Carlos e da Universidade Federal de São Carlos, e foi realizado de 9 de dezembro de 2016 a 28 de abril de 2017, num total de 160 horas. O Curso finalizou no dia 28 de abril com a “Mostra de Educação Popular em Saúde: viva, participativa e contemplativa.” realizada na praça das Orquídeas, no centro de São Carlos.

Na turma de São Carlos tivemos 26 participantes, entre agentes comunitários de saúde e enfermeiras da Atenção Básica, agente de endemia, outros profissionais de saúde, participantes de movimentos sociais. No país fomos mais de 2000 educandos neste curso.

Durante o curso tivemos oportunidade de aprender mais sobre nossas práticas educativas, sobre a integração entre os saberes populares e os saberes técnicos e científicos, sobre os direitos a saúde, sobre a diversidade nos territórios onde atuamos.

A partir da realidade do cotidiano de nosso trabalho, pudemos, neste curso, plantar ideias e ações, construirmos sonhos e possibilidades de ver a Política Nacional de Educação Popular e Saúde no SUS em nosso município. Pudemos pensar ações de mobilização da população em torno do direito à saúde, de ampliação e fortalecimento de nossas práticas de saúde, de construção de um exercício mais criativo, amoroso e crítico das nossas profissões e de uma atuação pautada do cuidado em saúde da comunidade com a participação dessa comunidade. Nesta Mostra compartilhamos com você um pouco do sabor e dos saberes do Curso.