Oficina de Co-Gestão

13 votos

 

Dando continuidade ao Plano de Qualificação da Atenção em Maternidade e Rede Perinatal na Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro, o Ministério da Saúde através de sua consultora Aline Costa, realizou nos último dias 22 e 23 de março de 2010 uma oficina para discutir o tema Co-Gestão. A oficina reuniu dirigentes e coordenadores de áreas para debater sobre o dispositivo da Política Nacional de Humanização.

Ao final da oficina Aline Costa também coordenou uma reunião com o Secretário de Estado da Saúde de Roraima, Rodolfo Pereira onde apresentou os resultados do trabalho e reafirmou a importância do apoio ao Plano de Qualificação.

Outras açoes estão em andamento, dentre elas, a implantação da Ouvidoria no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth nos moldes preconizados pelo Ministério da Saúde. A maternidade já está disponibilizando uma sala que será utilizada unicamente pela Ouvidoira e a Assessoria de Humanização da Secretaria Estadual já cedeu os equipamentos necessários para a utilização do Sistema de Ouvidoria do SUS.

Gerou-se uma espectativa  que os participantes possam continuar os debates em torno da co-gestão e desenvolvam atividades que contribuam com a marior participação dos trabalhadores no processo de gestão das atividades da maternidade.