A participação dos estudantes em ações de educação em saúde – aplicação da metodologia ativa de ensino e aprendizagem

7votos

          

A metodologia ativa é uma forma de desenvolver o processo de aprendizado utilizando experiências reais ou simuladas, com capacidade para solucionar com sucesso tarefas essenciais da prática profissional em diferentes contextos.

A parceria entre a Universidade do Oeste Paulista e a Secretaria Municipal de Álvares Machado, têm resultado em várias ações de educação em saúde, estimulando a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o engajamento da população em ações realizadas pelos estudantes da universidade.

Podemos usar como exemplo, a ação realizada na Estratégia de Saúde da Família Geraldo Paulo dos Santos, que foi voltado para gestantes, puérperas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

As estudantes do sétimo termo da faculdade de enfermagem simularam cuidados básicos com o bebê e a mãe, demonstraram como deve ser realizado o primeiro banho em casa, os cuidados necessários com o coto umbilical, os cuidados com as mamas e orientaram a maneira correta de amamentar, além de evidenciarem a importância do vínculo entre o bebê e o pai.

Já os estudantes do quinto termo de medicina, explicaram as manobras de desengasgamento e de ressuscitação cardiopulmonar em adultos e crianças, de maneira bem didática, com uso de bonecos simuladores. Explicação esta que, tranquilizou toda a população, principalmente as puérperas, no caso de engasgamento dos bebês.

De maneira criativa, as estudantes do sétimo termo da faculdade de odontologia interagiram com o público através de teatro de fantoches, evidenciando bons hábitos de higiene bucal, e muito carinhosamente confeccionaram um folheto autoexplicativo, que recebeu o nome de “Jornal do Amor” com ilustrações para melhor entendimento dos usuários.

Ao final das atividades, os usuários foram presenteados com um café da manhã e houve o acolhimento de  todos os profissionais envolvidos para esclarecimentos de dúvidas.

Referência:
1. Mitre, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Dez 2008, vol.13, suppl.2, p.2133-2144. ISSN 1413-8123