A Politica Nacional de Humanização com uma experiência inovadora no SUS

8votos

De outrora já conhecemos os relatos de insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS com relação ao atendimento prestado pelos diversos profissionais. Seja pelas filas de esperas intermináveis, atendimento pouco acolhedor, as dificuldades de acesso aos serviços de saúde, entre outros.

Dentre os grandes desafios do SUS, estão aqueles relacionados com ações que visem o acolhimento e a resolutividade da insatisfação do usuário com as dificuldades de acesso e de escuta às suas necessidades.

A Politica Nacional de Humanização – PNH vem para efetivar ações prestada aos usuários dos SUS, melhorando a qualidade da assistência prestada a população, valorizando o trabalho no SUS, levando a mudanças significativas nas relações entre os profissionais, e destes com os usuários.

Em nossa prática diária observamos que quando é criado um espaço que permita a troca de experiências, um ambiente acolhedor, estamos estimulando a gestão participativa, garantindo um melhor acesso aos diversos serviços ofertados aos usuários minimizando as queixas e estimulando a participação de todos os atores envolvidos no processo.