Acessibilidade: Videosaúde lança 13 filmes com audiodescrição para pessoas cegas e com deficiências visuais

7votos

Como resultado da parceria entre a VideoSaúde Distribuidora, do Icict, e a TV Câmara, foram lançados 13 filmes do Selo Fiocruz Vídeo com audiodescrição no canal do Youtube da Distribuidora. Desde o segundo semestre de 2017, a TV Câmara já exibe as produções da VideoSaúde em seu canal.

A audiodescrição propicia conteúdo das obras com faixa narrativa adicional para cegos e deficientes visuais, que consiste na descrição de todas as informações compreendidas visualmente e não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, movimento de câmera, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.

A iniciativa se enquadra nas políticas institucionais – principalmente da Política de Comunicação Pública da Fiocruz – que visam ampliação de oferta de conteúdos acessíveis a todos os públicos. Com isso, a partir de hoje, as páginas oficiais da Fiocruz poderão dispor dos filmes/audiovisuais com audiodescrição.

A VideoSaúde criou um canal exclusivo no Youtube para os filmes com autodescrição. Para saber quais são e acessá-los, clique aqui

(Texto: Wagner Oliveira/VideoSaúde Distribuidora/Icict/Fiocruz)