Acolhimento com Amor

10 votos

Olá, tudo bem? Nós somos alunas da Escola Técnica Geração, no curso técnico em enfermagem (E119A) e elaboramos essa pesquisa durante um trabalho do professor Sérgio Clemente, onde deveríamos escolher três experiências que nos impactasse.

A primeira pesquisa foi elabora a partir da experiência de convivência na família de Renata Matos que relata o dia a dia com a sua bisavó de 84 anos. O Alzheimer é uma doença incurável que se agrava ao longo do tempo, porém possui tratamento para retardar seu avanço.

Escolhemos essa experiência por ser uma doença que muitas vezes não é aceita pelos familiares do portador, pelo simples fato de ser uma doença degenerativa, e que requer cuidados e atenção extrema.

Nós nos impactamos pela forma em que ainda existe pessoas que compreendem a situação e querem ajudar, sendo que nesse caso, é necessário ser atencioso, paciente e acolhedor com o portador da doença.

Pretendemos simular essa situação sempre com carinho, ajudando sempre esses pacientes com atenção dobrada, se doando mais do que nós nos permitimos, e sempre com muito afeto.

Link: http://redehumanizasus.net/96210-mal-de-alzheimer-como-e-dificil-lidar-com-o-esquecimento/

A segunda pesquisa foi elabora a partir da publicação de Camila Tavares sobre Vacinação: uma campanha contra o mito que relata as fakes news que circulam em relação a vacinação.

O tema vacinas, foi escolhido por ainda gerar dúvidas sobre suas composições e sobre seus efeitos colaterais, pois ainda existe uma parte da população que se nega uso da mesma. Algumas pessoas por falta de conhecimento a respeito da sua eficácia, deixam de lado a vacinação tendo em mente que a própria vacina pode os matar. Não sabendo do processo de testes e análises laboratoriais, comprovadas até chegar ao uso humano.

Como todos sabem, as vacinas são extremamente importância para manter erradicada doenças como: sarampo, sarampo, febre amarela, dengue, gripe, entre outras. Por isso é necessário a conscientização da população a respeito do uso correto.

Como parte conscientização, pretendemos imitar essa pratica, sendo um profissional exemplar, que saiba e compartilhe qualquer informação verdadeira sobre vacinação para que a população seja protegida.

Link: http://redehumanizasus.net/vacinacao-uma-campanha-contra-o-mito

A terceira pesquisa foi elaborada a partir da experiência de Carmen Arena sobre um simples exame de saliva para diagnosticar o autismo. Sabemos que apesar nos tempos tecnológicos, a forma mais comum de se diagnosticar Transtorno do Espectro Autista (TEA) é clinicamente pois não existia até então nenhum exame laboratorial capaz de confirmar uma hipótese diagnóstica de autismo.

Entretanto, grupo de pesquisadores da Clarkson e da State University Of New York, propuseram um método inédito, rápido e eficaz para realizar o diagnóstico de autismo: um simples exame de saliva.

Os pesquisadores detectaram na saliva dos jovens autistas um aumento significativo de nove proteínas e a diminuição ou ausência de outras três. As proteínas identificadas tinham uma função diretamente relacionadas ao sistema imunológico e a distúrbios digestivos.

Essa experiência foi escolhida porque algumas pessoas não dão tanta importância para crianças que apresentam sintomas desse transtorno, muitas vezes achando que é apenas manha ou birra e não algo realmente sério. Nos impacta positivamente por ter profissionais dispostos a achar maneiras mais rápidas de diagnosticar o transtorno e assim como o tratamento.

Pretendemos ser profissionais qualificados que saibam lidar com pessoas que possuem TEA, e sempre divulgar novas informações que podem ser uteis para crianças que possuem um diagnóstico concreto.

Link: http://redehumanizasus.net/um-simples-exame-de-saliva-para-diagnosticar-o-autismo/

Assim, podemos concluir que em todos os casos é extrema importância o acolhimento, tanto da família quanto da sociedade, para que todos se sintam confortaveis e troquem informações entre si.

 

Grupo Acolhimento com Amor

Nomes: Debora Teixeira, Eliziane Pereira, Luiza Viana e Paula Nascimento.

Escola Técnica Geração, turma E119A.

Professor: Sérgio Clemente.