Busca Ativa é parte importante do enfrentamento a pandemia no Piauí

7 votos

Por meio do decreto nº 18.972, de 08 de maio de 2020, o governo do Estado do Piauí implantou o programa Busca Ativa com medidas de combate à disseminação do Corona Vírus no estado.

A iniciativa prevê um trabalho conjunto entre Estado e Municípios, utilizando-se das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) no trabalho de campo.

O programa vem sendo uma das ferramentas mais importantes no enfrentamento da pandemia do Covid-19 no âmbito do Estado. A ação tem como principais pontos a detecção precoce de novos casos além de passar orientações adequadas para a população sobre a prevenção ou cuidados contra o vírus.

Para Dília Falcão, gerente da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e coordenadora geral do Programa Busca Ativa, o programa é um dos pontos fortes do enfrentamento, que permitiu uma ação bem próxima dos municípios.

“É importante destacar que o Busca Ativa continua com suas ações por todo o estado, detectando novos casos, orientando a população, realizando testagens, evitando dessa forma o crescimento descontrolado de casos nos nossos municípios. Esse é um trabalho importante e contamos que todos continuem nos ajudando com já vem sendo feito. É muito importante verificar que os municípios reconhecem a importância que o programa vem tendo no enfrentamento a pandemia”, destaca a gerente.

”Em Água Branca, um dos primeiros municípios a adotar o programa no enfrentamento a pandemia, o Secretário municipal de saúde Devid Perfeito informou que devido ao Busca Ativa, o município conseguiu detectar e tratar precocemente mais de 600 casos da doença.”

Fonte

Assessoria de Comunicação SESAPI

http://www.saude.pi.gov.br/noticias/2020-10-23/10223/busca-ativa-e-parte-importante-do-enfrentamento-a-pandemia-no-piaui.html