Campanha Elogie Mais: uma experiência de cuidado em tempos de pandemia

15 votos

Em abril de 2020, a Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CGDRH) em parceria com a Ouvidoria do SUS da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) lançaram a Campanha #ElogieMais visando trabalhar a diretriz “Valorização do trabalho e dos trabalhadores”, inerente à Política Nacional de Humanização (PNH).

Esta Campanha teve como objetivo motivar a sociedade a enviar mensagens positivas de elogios aos trabalhadores da saúde que estão enfrentando a pandemia COVID – 19. Assim, a equipe da PNH e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) recebeu em média 60 mensagens para a elaboração de 93 painéis com varais de mensagens no intuito de homenagear e valorizar os profissionais da saúde.

Foram realizadas 87 visitas técnicas, onde toda equipe vivenciou momentos de gratidão e emoção no período de 22/06 a 14/07 – Unidades Sentinelas de Síndromes Gripais (USG), Unidades de Referência em Saúde (URF), Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) – nos 08 Distritos Sanitários. Além dos setores de apoio aos serviços de saúde, como: Arquivo, Almoxarifado, Complexo Regulador de Atendimento (CORA), Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e Farmácia de Maceió (FARMAC).

Foram utilizadas metodologias ativas para a entrega dos painéis e a construção de espaços de discussão por meio das rodas de conversa com a finalidade de Fortalecer as ações da PNH e PNEPS. Ao entregar os painéis com os varais de mensagens os profissionais sentiram acolhidos, compartilharam anseios e saberes, em um espaço de discussão, valorizando os diferentes sujeitos no processo de trabalho nessa corrente do bem, que visa ter um olhar para todos os envolvidos.

Por fim, o feedback imediato que recebemos foi de: profissionais, mesmo diante de um contexto de fragilidades e desgastes, mas felizes e gratos por terem sido reconhecidos. A CGDRH visualizou a necessidade em dar continuidade às ações da presente Campanha – mesmo em caráter transitório – podendo gerar grandes resultados. Evidenciou-se, assim, o começo de uma nova cultura no âmbito dos Serviços de Saúde Pública: a dos elogios!