Clínica Ampliada – A Odonto Além da Boca, uma experiência em Maringá PR.

14votos

Em uma linha do tempo se compõe uma história de muitas vidas. Apoiadas na Política Nacional de Humanização e muitas outras políticas públicas de saúde e educação, com o viés da inclusão, respeito aos usuários e democratização das relações de trabalho, ensino e atenção  estas pessoas fazem acontecer princípios e diretrizes no dia a dia da Clínica odontológica em Maringá PR.

Neste documentário, muito mais que esta vivência, vemos um serviço com princípios claros e respeito, não só ao estudante, como, em especial, ao usuário.

Quando a professora e odontóloga, Mitsue Fujimaki, se propôs a contar esta história no vídeo original inscrito no concurso de vídeos para o prêmio Humanizasus, muito mais que receber a menção honrosa tão merecida, desejou documentar o trabalho realizado a muitas mãos. E ainda compartilhar esta experiência mostrando ser possível integrar a odontologia à saúde das pessoas e não limitar a uma parte do corpo como tem sido convencionalmente praticado.

 “Estes avanços são frutos de um trabalho coletivo de docentes, agentes universitários e discentes que, entendendo a necessidade de um campo de práticas no qual o futuro profissional pudesse se espelhar, construíram um protocolo de atendimento para as clínicas de graduação. (…) A concretização dessas ações foi favorecida pela sinergia com as políticas nacionais vigentes como a de Humanização; Promoção da Saúde; Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente; Educação Permanente em Saúde, o Pró-Saúde e o PET-Saúde, dentre outras. Assim, as diretrizes da PNH têm sido norteadoras e impulsionadoras das mudanças requeridas na formação e nas atividades dos futuros profissionais no Curso de Odontologia da UEM e, a partir de um trabalho coletivo, progressivo e dinâmico, tem resultado em maior satisfação ao trabalhador da saúde, usuário do SUS e acadêmico. E o trabalho continua… Pois sempre é possível melhorar… No SUS que dá certo!” (Mitsue Fujimaki)

Consolidando o HumanizaSUS na Clínica Odontológica da UEM inovação e trabalho coletivo…

O reconhecimento e valorização do trabalho pela comunidade da RHS foi um grande apoio ao relato da experiência:

Cumprimentos a toda comunidade Odontologia da UEM! O vídeo traduz o labor diário de cada um que compõe esta equipe, que trabalha coletivamente agregando alunos, pós-graduandos, técnicos e discentes em prol do melhor atendimento ao usuário SUS, inclusive incluindo-o na roda… Como dizia a faixa de boas vindas à Clínica Odontológica: aqui você encontrará saúde! Parabéns! (http://redehumanizasus.net/usuario/mmhidalgo/)

O vídeo mostra toda preocupação com o processo e como uma rede, acolherá mais e mais profissionais, alunos e usuários. Parabéns! (http://redehumanizasus.net/usuario/helioterada/ )

Parabéns pela expressividade do trabalho! Dá muito orgulho saber que somos parceiros na efetividade da Humanização no atendimento ao outro, né Cris?! Abç meu e, certamente, de toda a Rede de Atenção à Violência de Maringá. Zara (http://redehumanizasus.net/usuario/dulce-zara-gentil-do-nascimento/ )

Deste modo se constrói uma história, fazendo no dia a dia, documentando os passos e acreditando no futuro, apoiado em princípios democráticos e respeitosos aos direitos humanos. E como diz o próprio título do documentário: a Odonto além da boca!

O documentário foi dirigido por Fabio Bardella:

É diretor e fotógrafo audiovisual. Tem o trabalho voltado para a construção e novas possibilidades na linguagem e estética documental. Dirigiu os longas “Através”(2015), “Osvaldão”(2014) e os curtas ” Estação Bahia”(2012) e “Armazém do Limoeiro”(2017). Como fotógrafo assina as séries “História da Alimentação no Brasil”(2017) e “Ocupações”(2018, a ser lançado), entre outros projetos.