ESTÁGIO COMPLEMENTAR NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA APROXIMA ESTUDANTE DE MEDICINA DAS METAS DA OMS PARA 2030

11votos

A Faculdade de Medicina de Presidente Prudente em parceria com Secretaria Municipal de Saúde, oferece ao estudante de Medicina o estagio complementar nas ferias. Experiencia essa que contribui para alicerçar novos conhecimentos práticos e buscas cientificas do decente através da metodologia ativa, conforme a avaliação situacional da unidade de saúde (ESF).

Entre vários momentos de contato com paciente, a aluna compreendeu em uma família a escala de Coelho Savassi, podendo sentir a importância da utilização e a justificativa de seu uso em todos prontuários da unidade, entendo na escala a categoria `sentinelas de risco`e que esta entre as metas da Organização Mundial de Saúde.

Segundo o relatório de Organização Mundial de Saúde (OMS) o World heath statistic 2018 destaca progressos notáveis em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em algumas áreas. No entanto, outras continuam com progresso estagnado e algumas conquistas realizadas pelos países e regiões podem ser facilmente perdidas. Entra as ODS destacam a erradicação da pobreza (miséria), saneamento básico, desnutrição, mortalidade materna e infantil e outros problemas e assolam nosso planeta.

Descobre-se que a saúde esta interdependente de outros setores, outras forças, essas fatores podem ser medidos e experimentados pelos profissionais da saúde, e estudante inclusive no seu dia, a exemplo da Escala de Vulnerabilidade (Coelho Savassi).