Estudantes do curso Médico realizam mais uma triagem de Acuidade Visual em escola no Oeste Paulista.

17 votos

Nesta última quarta-feira 22 de outubro 2019, estudantes do curso médico, realizam mais uma triagem do teste de Acuidade Visual em uma escola do município de Presidente Prudente, E.E Profa. Mirella Pesce Desidere. A acuidade visual (AV) é o grau de aptidão do olho para identificar detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.

Em julho de 2010, foi implantado o ‘Projeto Saúde Visual do Escolar’ desenvolvido numa parceria entre Banco de Olhos da Santa Casa, Lions Clube ‘Cinquentenário’, Prefeitura de Presidente prudente – SP e Faculdade de Medicina da Unoeste.

O objetivo é detectar problemas de visão com a aplicação de testes de acuidade visual em alunos dos 6º anos do ensino fundamental, em escolas públicas.

Os estudantes que apresentam algum problema são convocados a comparecerem ao Banco de Olhos para uma consulta com oftalmologista, aqueles que necessitam realizar exames e usar óculos são encaminhados ao Lions Clube Cinquentenário que faz a liberação sem custos para a família.

Nesta quarta-feira (22), foram realizados 134 atendimentos de escolares com a faixa etária entre 11 e 12 anos, destes 19 escolares foram encaminhados para futura consulta, pois apresentaram dificuldades ao realizar o teste.

De julho de 2010 ao primeiro semestre de 2019, foram 22.250 atendimentos com 3.769 alunos para exames clínicos, ou seja: 16,93%.  Porém, extraindo os números parciais de 2019, o percentual é de 16,95%, conforme dados do relatório assinado pelo presidente do Banco de Olhos, Irineu Sesti Filho, juntamente com o diretor técnico Dr. Edson Rikio Fudo, a assistente social Fátima Rota e a enfermeira Daiane Graciela Hilário da Silva.

O curso de Medicina tem por princípio orientar a formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde nos âmbitos individual e coletivo.

O estudante aprende com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática a determinação social do processo de saúde e doença. Orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina, a Faculdade de Medicina de Presidente Prudente tem como eixo norteador a atividade profissional desenvolvida por meio da integração dos conteúdos e do uso de metodologias de ensino-aprendizagem alicerçadas na prática médica.

 

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Projeto Olhar Brasil : triagem de acuidade visual : manual de orientação / Ministério da Saúde, Ministério da Educação. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008. 24 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) ISBN 978-85-334-1419-8 1. Acuidade visual. 2. Saúde ocular. 3. Triagem. I. Brasil. Ministério da Educação. II. Título. III. Série

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1863-pse-manual-olharbrasil&Itemid=30192

 

Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente – Responsabilidade Social – Banco de Olhos.

http://www.santacasaprudente.org.br/responsabilidade-social/banco-de-olhos

 

Universidade do Oeste Paulista – Notícias

https://www.unoeste.br/noticias/2019/6/medicina-tem-eficiente-atuacao-em-saude-visual-do-escolar