Estudantes do curso médico se aproximam da política de práticas integrativas e complementares

8votos

Apoiado pelas diretrizes da OMS , o Ministério da Saúde brasileiro aprovou, por meio da Portaria GM/MS no 971, de 3 de maio de 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC).
A Reflexologia ou terapia reflexa é assim denominada pelo fato de trabalhar com os microssistemas, áreas específicas do corpo (pés, mãos, orelhas) que se conectam energeticamente, representando o organismo em sua totalidade.
Os estudantes do Curso Médico da UNOESTE se inserem como membros das Equipes Interprofissionais em sete ESFs localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, SP. Os facilitadores utilizam a Metodologia Ativa da Problematização para construir Planos de Ação a partir da Epidemiologia encontrada nos territórios adscritos às ESFs. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de colocar em prática, sob supervisão do facilitador, a aplicação da PNPIC em um grupo de usuários do SUS que desejava abandonar o hábito de fumar.
As práticas integrativas e complementares correspondem a ações de cuidado realizadas de maneira transversal, na Atenção Básica, na média e alta complexidade. Não há uma adesão do município à PNPIC. A política sugere diretrizes para incorporar as práticas nos serviços de Saúde.
A Auriculoterapia é uma técnica originária da Medicina Tradicional Chinesa. Ela é utilizada para tratar disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos nos pontos específicos da orelha, local onde há terminações nervosas que correspondem aos órgãos do corpo.
Os participantes consideraram como positiva a ação de criação de ambientes saudáveis no território adscrito à ESF.
Após a atividade prática o facilitador utilizou o Arco de Maguerez para estimular uma reflexão sobre a ação de Promoção à Saúde.

Referência:

O SUS das Práticas Integrativas: Auriculoterapia. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://dab.saude.gov.br/portaldab/noticias.php%3Fconteudo%3D_%26cod%3D2404&ved=2ahUKEwiK9O_0obTdAhUGI5AKHQ0tDCkQFjACegQICBAB&usg=AOvVaw3CvN5CX4m2BXt3T9MzNS5I Consulta em 11 09 2018 às 22h 36min.